Você sabe o que é M&A?

Fusão e Aquisição,

o processo que muitos acham ser um bicho de sete cabeças

O processo de M&A (Merger and Acquisition), também conhecido como processo de Fusão e Aquisição, pode contar com diversas fases (ou etapas) e assessores, principalmente escritórios de advocacia, bancos ou boutiques de M&A (mais conhecidos como assessores financeiros), empresas de avaliação e auditores.

Em sua grande maioria os processos de Fusões e Aquisições seguem mais ou menos um mesmo script, ou seja, a(s) empresa(s) que pretende passar por esse processo procura conhecer outra empresa que esteja à venda ou à procura de um sócio. A seguir apresentamos um script básico:

Na primeira fase, um teaser é disponibilizado contendo um breve resumo do mercado de atuação da empresa, um descritivo básico da mesma, seus diferenciais e projeções financeiras. São as principais informações colocadas à disposição da parte interessada.

Havendo interesse na oportunidade inicia-se, então, o processo com a fase de assinatura de um Acordo de Confidencialidade (NDA), onde as partes se comprometem a manter sigilo das informações e documentos que serão trocados/disponibilizados ao longo de toda a negociação. O NDA é um instrumento de grande importância, já que procura resguardar as estratégias e imagem das empresas, garantindo segurança às mesmas.

Na sequência, as partes disponibilizam demais informações, agora sim contendo detalhes da(s) operação(ões) e empresa, perspectivas de mercado, dados históricos da(s) empresa(s), fluxos, projeções financeiras, bem como outras informações que julgarem necessárias.

Após a análise detalhada dessas informações e documentos mencionados inicia-se a fase de negociação propriamente dita, onde se apresenta uma proposta contendo os valores a serem negociados. Normalmente, durante essa fase existe a elaboração de um Memorando de Entendimento (MOU), um documento utilizado para alinhar as bases negociais, expectativas e linhas de ação entre as partes. Esse memorando é um acordo de troca de informações e de cooperação mútua entre as partes, com o alinhamento de tudo que foi discutido e acordado, bem como a previsão de soluções para hipóteses.

Após a assinatura do MOU, inicia-se a fase de Due Diligence, um processo de checagem/investigação, para se avaliar os riscos da transação. Embora tal investigação possa ser realizada por obrigação legal, o termo refere-se normalmente a investigações voluntárias.

Dando sequência a fase de Due Diligence, inicia-se a fase de eventuais ajustes finais e negociação contratual, onde o negócio é formalmente fechado.

Após a conclusão do processo de Fusão e Aquisição, a empresa adquirente ainda tem a necessidade de realizar o laudo de PPA (Purchase Price Allocation ou Alocação do Preço de Aquisição) e em alguns casos o laudo de justificativa de amortização de ágio. Abordaremos esses temas em futuros artigos. Aguarde!

Seja qual for a sua necessidade, conte com a Planconsult para a realização de seus laudos de avaliação.

Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato por telefone ou envie um e-mail para nós.

Texto escrito pela Equipe Planconsult.