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19/10/1717

Como calcular o valor das startups

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Apesar de usarmos matem\u00e1tica para calcularmos o valor das companhias, grande parte do processo esta relacionado \u00e0 imagina\u00e7\u00e3o

Como princ\u00edpio dever\u00edamos calcular o valor das startups da mesma forma como calculamos o valor das empresas maduras. Contudo, a valora\u00e7\u00e3o \u00e9 mais dif\u00edcil pela maior incerteza com rela\u00e7\u00e3o ao seu futuro.

H\u00e1 risco de startups n\u00e3o conseguirem iniciar suas opera\u00e7\u00f5es ou de n\u00e3o se desenvolverem. Seus modelos de neg\u00f3cios podem ser copiados ou mesmo n\u00e3o atra\u00edrem pessoas e clientes. As incertezas s\u00e3o diversas e tendem a estar associadas a mudan\u00e7as de mercado ou mesmo \u00e0 rea\u00e7\u00e3o de concorrentes.

Apesar de usarmos matem\u00e1tica para calcularmos o valor das companhias, grande parte do processo esta relacionado \u00e0 imagina\u00e7\u00e3o. Calculamos o valor das companhias imaginando como ser\u00e1 o seu futuro em termos de gera\u00e7\u00e3o de caixa.

Quando possu\u00edmos um hist\u00f3rico ou um comparativo \u00e9 mais f\u00e1cil para imaginarmos o que pode acontecer. Por\u00e9m, valuation (avalia\u00e7\u00e3o de empresas) \u00e9 baseada em uma percep\u00e7\u00e3o de futuro, ou seja, n\u00e3o se pode afirmar o que efetivamente vai acontecer.

Sendo assim, como h\u00e1 risco daquilo que imaginarmos para o futuro n\u00e3o acontecer, n\u00e3o h\u00e1 como afirmarmos com certeza quanto uma empresa realmente vale.

Um dos maiores mitos em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 valuation \u00e9 o de que h\u00e1 um valor justo para as empresas.

Valor justo n\u00e3o existe, \u00e9 uma ilus\u00e3o pois valuation n\u00e3o \u00e9 uma ferramenta de precis\u00e3o. O que calculamos \u00e9 um valor baseado em nossas pr\u00f3prias percep\u00e7\u00f5es de futuro em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 companhia.

Como percep\u00e7\u00e3o \u00e9 algo muito particular, cada um pode perceber um valor diferente e propor um pre\u00e7o que muitas vezes n\u00e3o atende o valor que imaginamos.

Mas para que serve valuation?\u00a0
Geralmente as pessoas acreditam que seu objetivo \u00e9 exclusivamente o de calcular o valor. O real objetivo deveria ser o de calcularmos um intervalo de valor que estar\u00edamos dispostos a negociar nossa companhia. Utilizamos esta ferramenta geralmente quando queremos captar dinheiro de investidores ou mesmo quando queremos vender nossos ativos.

Companhias valem pela sua capacidade de gerar caixa e n\u00e3o pelo valor do seu patrim\u00f4nio.\u00a0Basicamente queremos saber quanto uma empresa vale hoje baseado em como se desenvolver\u00e1 no futuro. Quanto maior for o seu potencial de gera\u00e7\u00e3o de caixa e menor os riscos envolvidos, maior \u00e9 o seu valor.

O valor muda com frequ\u00eancia, seja a cada evolu\u00e7\u00e3o operacional, mudan\u00e7a de mercado ou pelo lan\u00e7amento de um novo projeto, mesmo que este seja apenas uma ideia.

Quanto maior o crescimento percebido, maior o valor das companhias. Quem cresce mais, vale mais. Geralmente o crescimento est\u00e1 relacionado \u00e0 capacidade das companhias de se diferenciarem e de manterem seu n\u00edvel de competitividade.

Os m\u00e9todos para avalia\u00e7\u00e3o de empresas geralmente utilizam conceitos de matem\u00e1tica, contabilidade e finan\u00e7as, o que nos faz inferir que s\u00e3o totalmente quantitativos e que bastam apenas n\u00fameros para calcularmos os valores. Entretanto, este \u00e9 mais um mito sobre valuation, pois apesar de a maioria dos modelos serem quantitativos, a decis\u00e3o de investimentos pode ser em grande parte qualitativa e principalmente relacionada aos riscos envolvidos no seu desenvolvimento.

Investidores costumam dizer que avaliar companhias em est\u00e1gio inicial \u00e9 parte ci\u00eancia e parte arte. A arte de calcularmos o valor das empresas est\u00e1 em como determinamos as premissas que usaremos nos modelos matem\u00e1ticos, sendo que estas premissas podem ser quantitativas, qualitativas e at\u00e9 subjetivas. Evidentemente que todas devem se refletir em n\u00fameros. Contudo, como explicar as premissas de forma realista \u00e9 das quest\u00f5es mais importantes e fator cr\u00edtico para a qualidade do valuation.

H\u00e1 diversos modelos de avalia\u00e7\u00e3o, quantitativos e qualitativos, contudo nenhum deles \u00e9 perfeito para avaliarmos companhias startup, assim, eles podem ser complementares na an\u00e1lise. Para se avaliar empresas startup, a combina\u00e7\u00e3o de modelos pode trazer importante vis\u00e3o, n\u00e3o somente de valor, mas principalmente dos riscos.

O modelo do fluxo de caixa descontado \u00e9 dos modelos quantitativos mais utilizados e eficazes para a avalia\u00e7\u00e3o de empresas. Consiste em calcular o valor presente de um fluxo de caixa projetado de uma companhia, considerando todo o seu potencial de crescimento. Baixe aqui uma ferramenta exclusiva para fazer o c\u00e1lculo do valuation a partir do fluxo de caixa descontado.

O processo de an\u00e1lise come\u00e7a com a forma\u00e7\u00e3o de uma hist\u00f3ria que descreve como a companhia se desenvolver\u00e1. Para isso, \u00e9 importante uma vis\u00e3o sobre o que esta companhia j\u00e1 realizou e como ela est\u00e1 inserida dentro de sua arena competitiva. A hist\u00f3ria deve conter um cen\u00e1rio de desenvolvimento que considera seus principais direcionadores de valor, ou seja, quais os aspectos e premissas mais importantes que v\u00e3o determinar o seu desenvolvimento ao longo dos anos.

Com o cen\u00e1rio de desenvolvimento desenhado, monta-se uma proje\u00e7\u00e3o de resultados e de fluxos de caixa futuros da companhia que ser\u00e1 descontado por uma taxa que represente o seu custo do capital. Esta taxa de desconto reflete o custo que os investidores e financiadores cobrar\u00e3o da companhia em fun\u00e7\u00e3o do seu risco. Companhias menos arriscadas requerem menores taxas de desconto.

H\u00e1 diversos desafios a serem superados para uma boa avalia\u00e7\u00e3o de empresas startup.\u00a0Conseguir informa\u00e7\u00f5es confi\u00e1veis e estimar taxa de crescimento, tamanho de mercado, taxa de desconto e a margem operacional, s\u00e3o alguns dos desafios a se superar, o que pode inclusive determinar a qualidade da avalia\u00e7\u00e3o.

Muitos acham que o valor das startups n\u00e3o est\u00e1 principalmente associado aos seus resultados, mas \u00e0 sua capacidade de crescer aceleradamente. Cuidado. Sem resultados no curto prazo, dificilmente as empresas conseguir\u00e3o atingir a maturidade.

Come\u00e7ar uma companhia num setor de alto potencial \u00e9 important\u00edssimo para atrair investidores, por\u00e9m n\u00e3o se iluda somente com o enorme valor que as proje\u00e7\u00f5es podem apresentar.

Procure justificar como a empresa executar\u00e1 seu plano de neg\u00f3cios para realmente conseguir criar todo o valor que a avalia\u00e7\u00e3o apresentou.Lembre-se: a arte de avaliar bem as companhias est\u00e1 no potencial de imaginarmos o seu futuro, mas \u00e9 imprescind\u00edvel que nossa imagina\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m preveja uma argumenta\u00e7\u00e3o consistente, especialmente em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s premissas utilizadas.

Fonte:\u00a0* Publicado por Ricardo Mollo, CEO da Brain Business School, em Endeavor www.endeavor.org.br – 24/09/2017

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