
Por que o controle de estoque é tão importante para sua empresa?
[{“row_order”:”0″,”cols”:[{“column_order”:”0″,”grid_class”:”col-full first last”,”modules”:[{“mod_name”:”feature”,”mod_settings”:{“content_feature”:”
Não apenas por uma questão de segurança, mas o correto controle do estoque pode evitar enormes prejuízos ou mesmo ajudar na elaboração de uma boa estratégia de vendas.
Leia abaixo o texto que separamos para você saber mais sobre esse assunto:
“,”layout_feature”:”icon-left”,”circle_percentage_feature”:”100″,”circle_stroke_feature”:”1″,”circle_color_feature”:”5cabcb_1.00″,”circle_size_feature”:”medium”,”icon_type_feature”:”image_icon”,”image_feature”:”http://www.planconsult.com.br/wp-content/uploads/2018/09/POST_PLANCONSULT_09.10.png”,”icon_feature”:”fa-home”,”link_options”:”regular”,”lightbox_size_unit_width”:”pixels”,”lightbox_size_unit_height”:”pixels”,”font_size_unit”:”px”,”line_height_unit”:”px”,”text_align”:”justify”,”checkbox_padding_apply_all”:”padding”,”checkbox_margin_apply_all”:”margin”,”border_top_style”:”solid”,”border_right_style”:”solid”,”border_bottom_style”:”solid”,”border_left_style”:”solid”,”checkbox_border_apply_all”:”border”,”font_size_title_unit”:”px”,”line_height_title_unit”:”px”}},{“mod_name”:”text”,”mod_settings”:{“content_text”:”
Não importa se a sua empresa atua na área comercial ou industrial, a correta administração dos estoques é, sem dúvidas, uma das prioridades durante a gestão de custos do negócio. A relevância da atividade se amplia ainda mais quando consideramos a concorrência com as gigantes do mercado, como a Amazon, que, além de contar com sistemas de ERP extremamente eficazes, utilizam até mesmo drones para garantir maior agilidade durante o despacho de produtos.
Apesar da importância, no entanto, muitos empreendedores não sabem por onde começar a gestão de estoques, o que os leva a enfrentar constantes perdas de mercadorias durante o armazenamento ou a depreciação constante dos seus produtos ou matérias-primas. A solução, na maioria dos casos, pode ser a conciliação de estoques. Como esse processo funciona e o que representa para a sua empresa? É o que você vai descobrir nesse post. Vamos lá!
Afinal, o que é a Conciliação de Estoques?
Nem sempre os saldos apurados pela contabilidade ou pelo gestor de estoques correspondem com o total efetivo presente nos armazéns. Muitas vezes, esses problemas ocorrem por falhas nos cálculos ou pela danificação dos produtos durante o armazenamento, e que não são devidamente apurados. Para corrigir quaisquer desníveis entre os dados apurados e a realidade, a conciliação de estoques deve ser realizada.
Basicamente, é feita uma conciliação mensal ou semanal por ocasião do levantamento dos balancetes e balanços, apurando novamente todos os produtos ou matérias-primas presentes nos armazéns. Se houver quaisquer diferenças, estas deveram ser regularizadas por ocasião dos levantamentos, quando se fará o lançamento de acerto dos saldos.
Erros apurados pela Conciliação de Estoques
Embora não sejam os únicos pontos a serem apurados pela conciliação de estoques, basicamente é possível descobrir estoques a maior ou a menor, comparando a contagem física com a contabilidade. No primeiro caso, a correção é feita através de um débito na conta estoques e em crédito na conta reversão de despesas. No segundo, por outro lado, iremos debitar o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) e creditar os estoques.
É sempre importante lembrar, no entanto, que esses não são apenas os únicos pontos de atenção durante a conciliação de estoques, muitos erros ocorrem por conta da falta de emissão de notas fiscais durante a venda, perdas, dentre outros, que não podem ser corrigidas da mesma forma que mencionamos anteriormente. Por isso, é sempre bom contar com uma auditoria externa ou processos internos que ajudem o empreendedor a realizar a conciliação com um sistema integrado.
A importância da Conciliação de Estoques
Por fim, vale ressaltar que a conciliação é imprescindível para qualquer empreendimento por dois motivos principais: o primeiro deles é a correta contabilização do patrimônio empresarial, permitindo o empreendedor a ter mais segurança na definição e aplicação de recursos financeiros e na composição de estoques; o segundo, por outro lado, é a gestão de custos, já que o gestor poderá definir com clareza quais devem ser as matérias-primas ou produtos que devem ser vendidos ou lançados primeiro.
fonte: http://brasaosistemas.com.br/blog/o-que-e-conciliacao-de-estoque/
“,”text_align”:”justify”,”column_divider_style”:”solid”,”checkbox_padding_apply_all”:”padding”,”checkbox_margin_apply_all”:”margin”,”border_top_style”:”solid”,”border_right_style”:”solid”,”border_bottom_style”:”solid”,”border_left_style”:”solid”,”checkbox_border_apply_all”:”border”}}],”styling”:[]}],”styling”:{“padding_top”:”3″,”padding_top_unit”:”%”,”padding_right”:”3″,”padding_right_unit”:”%”,”padding_bottom”:”3″,”padding_bottom_unit”:”%”,”padding_left”:”3″,”padding_left_unit”:”%”,”checkbox_padding_apply_all”:”padding”,”checkbox_margin_apply_all”:”margin”,”border_top_style”:”solid”,”border_right_style”:”solid”,”border_bottom_style”:”solid”,”border_left_style”:”solid”,”checkbox_border_apply_all”:”border”}},{“row_order”:”1″,”cols”:[{“column_order”:”0″,”grid_class”:”col-full first last”,”modules”:[{“mod_name”:”text”,”mod_settings”:{“content_text”:”
E você, já está pronto(a) para reformular a gestão dos seus estoques?
“,”column_divider_style”:”solid”,”checkbox_padding_apply_all”:”padding”,”checkbox_margin_apply_all”:”margin”,”border_top_style”:”solid”,”border_right_style”:”solid”,”border_bottom_style”:”solid”,”border_left_style”:”solid”,”checkbox_border_apply_all”:”border”}},{“mod_name”:”buttons”,”mod_settings”:{“buttons_size”:”xlarge”,”buttons_style”:”outline”,”content_button”:[{“label”:”A Planconsult pode lhe ajudar.”,”link”:”mailto:comercial@planconsult.com.br”,”link_options”:”newtab”,”lightbox_size_unit_width”:”pixels”,”lightbox_size_unit_height”:”pixels”,”button_color_bg”:”default”,”button_single_style”:”rounded”}],”background_image-gradient-angle”:”180″,”font_family”:”Open Sans”,”font_size”:”16″,”font_size_unit”:”px”,”line_height”:”32″,”line_height_unit”:”px”,”text_align”:”center”,”font_style_regular”:”none”,”checkbox_padding_apply_all”:”padding”,”checkbox_margin_apply_all”:”margin”,”border_top_style”:”solid”,”border_right_style”:”solid”,”border_bottom_style”:”solid”,”border_left_style”:”solid”,”checkbox_border_apply_all”:”border”,”button_background_color”:”5cabcb_1.00″,”button_hover_background_color”:”003855_1.00″,”link_color”:”ffffff_1.00″,”link_color_hover”:”ffffff_1.00″,”text_decoration”:”none”,”link_padding_top”:”7″,”link_padding_right”:”7″,”link_padding_bottom”:”7″,”link_padding_left”:”7″,”link_checkbox_padding_apply_all”:”padding”,”link_checkbox_margin_apply_all”:”margin”,”link_border_top_color”:”5cabcb_1.00″,”link_border_top_width”:”1″,”link_border_top_style”:”solid”,”link_border_right_color”:”5cabcb_1.00″,”link_border_right_width”:”1″,”link_border_right_style”:”solid”,”link_border_bottom_color”:”5cabcb_1.00″,”link_border_bottom_width”:”1″,”link_border_bottom_style”:”solid”,”link_border_left_color”:”5cabcb_1.00″,”link_border_left_width”:”1″,”link_border_left_style”:”solid”,”link_checkbox_border_apply_all”:”border”,”breakpoint_mobile”:{“background_image-type”:”image”,”background_image-type_image”:”image”,”background_image-type_gradient”:”gradient”,”background_image-gradient-type”:”linear”,”background_image-gradient-angle”:”0″,”font_family”:”default”,”font_size_unit”:”px”,”line_height_unit”:”px”,”text_align_left”:”left”,”text_align_center”:”center”,”text_align_right”:”right”,”text_align_justify”:”justify”,”padding_top_unit”:”px”,”padding_right_unit”:”px”,”padding_bottom_unit”:”px”,”padding_left_unit”:”px”,”checkbox_padding_apply_all”:”padding”,”checkbox_padding_apply_all_padding”:”padding”,”margin_top_unit”:”px”,”margin_right_unit”:”px”,”margin_bottom_unit”:”px”,”margin_left_unit”:”px”,”checkbox_margin_apply_all”:”margin”,”checkbox_margin_apply_all_margin”:”margin”,”border_top_style”:”solid”,”border_right_style”:”solid”,”border_bottom_style”:”solid”,”border_left_style”:”solid”,”checkbox_border_apply_all”:”|”,”checkbox_border_apply_all_border”:”border”,”padding_top_link”:”18″,”padding_top_link_unit”:”px”,”padding_right_link”:”12″,”padding_right_link_unit”:”px”,”padding_bottom_link”:”18″,”padding_bottom_link_unit”:”px”,”padding_left_link”:”12″,”padding_left_link_unit”:”px”,”checkbox_link_padding_apply_all”:”|”,”checkbox_link_padding_apply_all_padding”:”padding”,”link_margin_top_unit”:”px”,”link_margin_right_unit”:”px”,”link_margin_bottom_unit”:”px”,”link_margin_left_unit”:”px”,”link_checkbox_margin_apply_all”:”margin”,”link_checkbox_margin_apply_all_margin”:”margin”,”link_border_top_style”:”solid”,”link_border_right_style”:”solid”,”link_border_bottom_style”:”solid”,”link_border_left_style”:”solid”,”link_checkbox_border_apply_all”:”border”,”link_checkbox_border_apply_all_border”:”border”}}}],”styling”:[]}],”styling”:{“padding_top”:”5″,”padding_top_unit”:”%”,”checkbox_margin_apply_all”:”margin”,”border_top_style”:”solid”,”border_right_style”:”solid”,”border_bottom_style”:”solid”,”border_left_style”:”solid”,”checkbox_border_apply_all”:”border”}},{“row_order”:”2″,”cols”:[{“column_order”:”0″,”grid_class”:”col-full first last”,”modules”:[],”styling”:[]}],”styling”:[]}]