Avaliação econômica de empresas

Uma avaliação econômica é importante para todas as empresas, independente do faturamento, atividade desenvolvida ou abrangência do mercado. A avaliação busca apurar o valor da empresa num dado momento permitindo assim verificar o bom andamento do negócio e/ou corrigir possíveis desajustes.

Uma avaliação econômica é importante para todas as empresas, independente do faturamento, atividade desenvolvida ou abrangência do mercado. A avaliação busca apurar o valor da empresa num dado momento permitindo assim verificar o bom andamento do negócio e/ou corrigir possíveis desajustes. É o passo inicial para sócios que querem sair ou pessoas que querem entrar na sociedade já que, para os compradores, é ferramenta para apurar o valor da empresa e fixarem o preço máximo a ser oferecido enquanto para os vendedores serve para saber o quanto podem pedir pela venda, para disputas judiciais, fusões, incorporações, etc.

A avaliação da empresa deve ser feita periodicamente e sempre deve ser feita por um avaliador com amplo conhecimento de mercado, de preferência economista. Ao longo do tempo, diferentes métodos foram desenvolvidos buscando a definição exata do valor da empresa. Entretanto, como um texto informativo, irei apresentar somente as ferramentas mais utilizadas como forma de despertar o empresário da necessidade de fazer a avaliação da sua empresa e, conseqüentemente, tomar as suas decisões da forma mais correta e economicamente viável.

O método de avaliação pelo fluxo de caixa descontado (ou disconted cash flow) é a mais conhecida, inclusive com maior bibliografia disponível. É por este método que são avaliadas as transações de compra e venda de grandes empresas, bem como as privatizações, fusões, etc. A aplicação deste método parece bastante simples porque consiste principalmente no desconto do fluxo de caixa projetado de uma empresa para o seu valor corrente. No entanto, por ser baseado na previsão do comportamento futuro da empresa e do mercado de modo geral, é imprescindível que esta avaliação seja feita com o acompanhamento de um economista devidamente qualificado e registrado em seu CORECON. Este método, por ser o mais utilizado, tem adquirido sólida confiança entre os investidores sendo, por vezes, utilizados para confirmar avaliações feitas utilizando outros métodos.

Um segundo método bastante utilizado está baseado no lucro residual ou “supranormal”. Este método, que utiliza a metodologia do resultado econômico da empresa no período, apura a diferença entre o lucro da empresa e aquele considerado “normal” para outras empresas do mesmo setor e localização. Quão maior for esta diferença (depois de ajustado e atualizado), maior será o valor da empresa no mercado.

Para a aplicação desta ferramenta é de fundamental importância que a empresa tenha rigoroso controle de seus custos, bem como de suas receitas. Por isto, primeiramente é feito uma espécie de auditoria econômica na empresa, buscando corrigir falhas e assimetrias de informação para depois elaborar o relatório final de avaliação e precificação. 

O ultimo método de avaliação econômica que será apresentado aqui é aquele que determina o quanto se gastaria para criar uma nova empresa com as mesmas características daquela que está sendo avaliada. Assim, são computados todos os ativos da empresa, nestes incluindo a credibilidade no mercado, o valor das marcas e dos seus produtos. Este método, por utilizar a avaliação de bens intangíveis (marcas, credibilidade, capacidade empresarial, etc.), exige maior comprometimento dos sócios na sua elaboração e apresenta maior complexidade e também maior abrangência.

Além do mais, importante é destacar que apesar da efetividade cientifica e comercial destes métodos, a avaliação de entidades ou negócios depende, em grande parte, das expectativas futuras de desempenho para o negócio e para a economia. Por este motivo, é necessário que este trabalho seja feito por avaliadores, de preferência economistas, com profundo conhecimento da dinâmica do mercado podendo assim definir as diversas nuances para o futuro da economia. Então, fica a dica: sempre que for entrar ou sair de uma sociedade ou mesmo adquirir uma empresa, solicite uma avaliação econômica da empresa pois é o resultado deste trabalho que irá determinar qual será a melhor opção para o seu investimento.

Fonte: www.administradores.com.br – 06/08/2014 por Edilson Aguiais