3 diferentes tipos de operações que podem fazer sua empresa crescer

Aquisição

A aquisição ou compra de uma empresa por outra é um dos caminhos mais conhecidos, e até mesmo dos mais comuns, para viabilizar o crescimento de empresas dos mais diferentes segmentos.

A aquisição é um tipo de operação que envolve a compra total ou parcial das ações, quotas ou acervo patrimonial (bens, direitos ou ativos) de uma empresa, mediante as condições negociadas entre as partes.

A depender do motivador da operação da aquisição, o comprador pode adotar os mais diferentes caminhos com a marca adquirida, isto é, pode mantê-la em funcionamento exatamente como está ou incorporando sua marca, ou até fechá-la absorvendo apenas seus ativos ou estrutura.

Fusão

Contudo, além da aquisição, operações de fusão também se tornam mais comuns no mercado brasileiro como meio para viabilizar o crescimento empresarial. A operação de fusão pressupõe a integração dos acervos patrimoniais de duas ou mais empresas, resultando em uma única empresa por meio da redistribuição/troca de ações entre os acionistas. Após a fusão, unem-se também as equipes e as marcas.

O pressuposto para uma fusão é que as duas empresas juntas possuam um valor de mercado superior a soma do valor de mercado de cada uma individualmente. E que esse processo de integração, que pode levar meses, seja cuidadoso porque normalmente tratam-se de culturas corporativas diferentes que passarão a conviver.

Incorporação

Esse é um tipo de operação em que o patrimônio líquido de uma ou mais empresas é incorporado em outra. Esta transação resulta na extinção do(s) empreendimento(s) adicionado(s).

Saiba também o que é cisão

Oposto às operações de aquisição, fusão e incorporação que permitem a expansão da(s) empresa(s), existe outro tipo de operação, que é a cisão, divisão de parte ou totalidade de uma sociedade, transferindo o seu acervo patrimonial (bens, direitos ou ativos) para uma ou mais empresas, mediante as condições negociadas entre as partes.

Fonte: www.dernegocios.com.br – 30/11/17