5 coisas que você precisa saber sobre a gestão de ativos

As empresas, cada vez mais, buscam aperfeiçoar seus controles e processos, não somente para atendimento às exigências legais, mas também, e principalmente, no intuito de obter eficiência operacional e consequentemente redução dos seus custos. Portanto, trazemos aqui 5 questões importantes, que você não pode deixar de saber quando o assunto é gestão de ativos:

O que é um ativo?

Podemos entender um ativo como sendo todo e qualquer objeto físico sob o controle de determinada organização — mesmo que ele não se encontre prontamente à sua disposição. Aí se incluem o maquinário utilizado no processo de produção, os materiais de escritório, os veículos da empresa e os equipamentos de informática, por exemplo. Os ativos são, em suma, o conjunto de bens materiais que compõe o patrimônio de uma organização.

Como gerir ativos?

Sabemos que os bens materiais são essenciais para o desempenho das atividades empresariais, mas será que a utilização intuitiva desses bens por parte de cada um dos colaboradores da organização representa o aproveitamento máximo e ideal que eles têm a oferecer? A resposta a esse questionamento deverá, frequentemente, ser negativa. Daí a importância de falarmos na formação de uma equipe de profissionais especializados que fixem diretrizes e padrões a respeito desse aproveitamento e da utilização e manutenção dos ativos da organização, desde o momento em que são adquiridos até o momento em que são descartados.

Qual a importância do inventário no processo?

Para que os ativos sejam efetivamente bem geridos, é necessário, antes de qualquer outra coisa, que se tenha conhecimento dos bens que compõem o acervo. Portanto, o inventário não pode ser negligenciado, pois ele funciona como uma base, sem a qual se torna inviável a administração dos ativos. É preciso destacar que o esforço para elencar os ativos deve ser constante, já que, com o tempo, novos bens passam a integrar o patrimônio da empresa, assim como outros são alienados ou descartados.

Por que devo automatizar?

Inventariar e administrar os ativos de uma empresa não são tarefas fáceis, principalmente quando as organizações possuem uma vasta quantidade de bens, fazendo com que seja praticamente impossível ou, pelo menos, desvantajoso que o processo seja feito manualmente. Existe, por isso, uma série de soluções informatizadas disponíveis no mercado para atender a essa demanda de primeira necessidade. Pesquise e descubra a mais adequada às necessidades da sua empresa!

O que é o PAS 55?

O PAS 55 é um procedimento técnico elaborado pelo Fórum Mundial de Manutenção e Gestão de Ativos com o objetivo de aperfeiçoar os sistemas de gestão de ativos físicos das empresas em um plano internacional, criando normas, padrões e incentivando a cooperação entre associações locais. É importante destacar que esse é um projeto que exige investimentos pesados, não devendo ser cogitado caso venha a impactar significativamente seu negócio. Se o impacto financeiro não é sua grande preocupação, no entanto, é recomendável que analise os benefícios da implantação desse procedimento.

fonte: galpaoeficiente