A importância da avaliação de ativos intangíveis

Uma empresa, normalmente, é composta por ativos tangíveis e intangíveis. Se a avaliação do primeiro grupo é mais fácil e já consagrada, a avaliação dos intangíveis, muitas vezes, se mostra dificultosa para boa parte dos empreendedores. Apesar disso, a avaliação é algo muito importante — por isso, conhecer mais sobre ela significa aumentar a segurança e favorecer a atuação da empresa.

Veja a seguir qual a real importância dessa avaliação e como ela pode ser realizada.

O que são ativos intangíveis?

Os ativos intangíveis são os ativos que não possuem existência física e cujo valor não está ligado à monetarização — pelo menos, não a princípio. Os ativos intangíveis são diferentes, por exemplo, de um imóvel ou de um maquinário da empresa, bens físicos que proporcionam uma avaliação com menor grau de complexidade de execução, baseando-se em preços de mercado.

Ativos intangíveis incluem marcas, patentes, carteira de clientes, fundo de comércio, direitos de exploração de serviços e recursos naturais (tais como direitos minerários), propriedade intelectual e conhecimento mercadológico. De certa maneira, os ativos intangíveis fazem parte das características únicas de determinada empresa e que podem definir o seu sucesso.

Como a avaliação deve ser realizada?

Como é de esperar, a avaliação daquilo que não existe fisicamente, e não se trata de um ativo monetário, é mais difícil de ser realizada, apresentando um maior grau de complexidade em sua execução. Enquanto um imóvel pode ser avaliado quanto ao seu tamanho e localização, a avaliação de intangíveis requer uma abordagem com maior grau de aprofundamento. Justamente devido a essa dificuldade desenvolveram-se diferentes formas de avaliar esses ativos. É possível, por exemplo, realizar uma comparação de valor de mercado, baseando-se na lei da oferta e da procura. Dependendo da demanda de mercado, bem como da situação em relação a outros concorrentes, um mesmo ativo poderá ter valor maior ou menor.

Também é possível realizar uma avaliação de ágio, através do fluxo de caixa projetado. Nele, é aplicada uma taxa de desconto de modo a trazer o valor dos fluxos anuais para o presente. A mesma metodologia pode ser aplicada à avaliação de carteira de clientes (com a adoção de técnicas tais como COCA, ARPU, etc.), marcas, patentes, direitos minerários, entre outros..

Outra possibilidade inclui realizar uma avaliação em relação aos custos. Nesse caso, pensa-se sobre qual é a necessidade de investimento para que um dos indicadores dos ativos atinja determinado patamar.

A avaliação também cruza dados com os ativos tangíveis, especialmente utilizando a métrica de retorno sobre ativos (ROA). Não menos importante, é possível realizar uma avaliação de componentes e fatores de determinado ativo intangível, de maneira individual, para obter seu valor total.

Para que serve a avaliação e qual sua importância?

A importância dessa avaliação de ativos intangíveis reside, principalmente, no fato de que ela pode ser aplicada a uma série de situações vividas pela empresa. Conhecer os resultados da empresa e o seu valor de maneira integrada, por exemplo, é uma possibilidade.

Quando há entrada ou saída de sócios, a avaliação permite que se saiba exatamente a remuneração de cada um deles. Esse tipo de avaliação também pode ser utilizada em cenários de abertura de capital ou criação de um sistema de franquias, também tendo grande utilidade como forma de garantia.

Não menos importante, a avaliação deve ser realizada no período anterior à venda de uma empresa, de modo a identificar o valor justo do negócio. Assim, toda a negociação se torna mais segura e adequada, refletindo o real valor da organização.

A avaliação de ativos intangíveis é uma tarefa relativamente mais complexa, já que necessita levar em consideração o impacto dos ativos intangíveis nos resultados e atuação do negócio. Apesar disso, é possível utilizar diferentes métodos para se obter um valor considerado adequado ao negócio, e que também corresponda à realidade desses ativos. Em geral, essa avaliação pode ser utilizada tanto de maneira contínua, a fim de se manter o controle sobre o valor da empresa, como em momentos de alterações societárias ou mesmo venda da empresa.

Restou alguma dúvida sobre a avaliação de intangíveis? Não deixe de comentar e participar.

Escrito por: Equipe Planconsult