A pandemia e os ciclos econômicos: resultados 2020 e oportunidades para 2021

Ciclos econômicos são períodos marcados por flutuações na economia de um país.

O ciclo é composto por quatro fases principais: expansão, boom, contração e recessão.

Esse padrão de alterações na atividade econômica é normal e esperado do sistema capitalista.

As crises econômicas são inevitáveis e afetam todos os países, não somente os que estão em desenvolvimento. Atualmente, com a globalização, as economias mundiais estão entrelaçadas, e a crise que afeta um país pode, com maior ou menor impacto, afetar outros.

Os motivos que levam às crises, a intensidade da crise e os setores mais afetados da economia são fatores que diferem conforme cada país.

A crise causada pela pandemia do coronavírus possui características diferentes de um ciclo econômico usual, já que as restrições ao consumo estão diretamente atreladas a fatores externos e restrições à mobilidade e contato social. Diante desse cenário a economia fica em “stand-by” e a velocidade de recuperação é bem mais rápida do que em outras recessões, acontecendo imediatamente após sua reabertura.

Apesar da queda de 4,1% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2020 em relação a 2019, a Planconsult vem ajudando todos os seus clientes, inclusive em setores que foram beneficiados pela pandemia, em atingir seus objetivos, auxiliando a superar os obstáculos que eles enfrentaram em épocas tão distintas.

Em 2020 o número de fusões e aquisições no Brasil cresceu 14%, batendo um novo recorde. A crise gerada pela pandemia criou oportunidades para empresas comprarem concorrentes. Além disso os setores mais afetados pela pandemia, como o turismo e o varejo de lojas físicas, precisaram de capital para se manter operantes.

Sabemos que a crise de saúde no país é gravíssima, mas os negócios não devem parar. Empresas, executivos, empresários e colaboradores precisam ter em mente que mesmo em momento de pandemia, é preciso seguir em frente para não desencadear ainda mais problemas econômicos. Fomentar os negócios é primordial em época de crise.

Pensar em expandir os negócios pode parecer uma ideia precipitada, porém, para obter resultados sabemos que além de investimento (capital), é preciso investir tempo para tomar as melhores decisões. É preciso estar preparado e com os negócios bem estruturados para o período pós-pandemia. Por que não aproveitar o tempo de negócios “mornos” para traçar novos planos e estratégias?

A Planconsult realiza estudos e avaliações, e oferece soluções corporativas como estudo de viabilidade econômico-financeira, recuperação de empresas e negócios, due diligence técnica e financeira que auxiliam as empresas em momentos de expansão ou retração. Com 45 anos de atuação, a Planconsult já atendeu mais de 2.000 clientes em mais de 60 setores econômicos.

Apesar da crise econômica atual causada pela pandemia, a Planconsult sempre busca a melhor maneira de ajudar as empresas a gerarem lucro e permanecerem competitivas.

Momentos de crise podem se tornar oportunidades.

“Enquanto alguns lamentam a crise, outros aproveitam as oportunidades e enriquecem.” – Gustavo Cerbasi