Apetite de investidores por startups da América Latina cresce, diz levantamento

O interesse internacional por startups da América Latina cresceu significativamente desde 2013. O Brasil, em particular, foi a nação que mais se beneficiou do apetite dos investidores. É o que mostra um levantamento recente da LAVCA, associação latino-americana de fundos de capital de risco.

  • De acordo com a entidade, 25 investidores globais apostaram pela primeira vez na América Latina somente em 2017. Com isso, o total de investidores estrangeiros que fecharam negócio com startups latino-americanas mais do que dobrou nos últimos cinco anos — foi de 36, em 2013, para 80, em 2017.

A LAVCA destaca que alguns dos nomes mais conhecidos nomes do Vale do Silício são bem ativos por aqui, como Andreessen Horowitz, Accel Partners, Founders Fund, Sequoia Capital e Y Combinator. “Esses players estão investindo de forma oportuna em diferentes setores e estágios, com preferência por negócios no Brasil, México e Colômbia”, diz o texto.

Investimentos por parte de grandes empresas também têm um espaço importante. Neste grupo, estão iniciativas como Naspers, American Express Ventures, FEMSA Comercio e Qualcomm Ventures, aponta a LAVCA.

O levantamento defende ainda que o apetite dos investidores da Ásia está crescendo, com apostas do SoftBank e da Didi Chuxing, incluindo a compra da brasileira 99 (primeiro unicórnio do país). “Essas transações mostram o significado mais amplo do mercado de compartilhamento de carros da América Latina numa escala global.”

Confira o infográfico interativo criado pela LAVCA (em inglês):

 
 
Fonte: www.epocanegocios.globo.com – 01/04/2018