Descubra como reduzir os riscos tributários na aquisição de uma empresa

Existem diversos riscos tributários na aquisição de uma empresa, por isso é preciso ter uma boa estratégia para a redução dos impostos, e consequentemente um melhor investimento.

É imprescindível, para garantir segurança perante o fisco, a realização de um Laudo de Avaliação para Amortização de Ágio ou a constituição do Fundo de Investimentos em Participações (FIP). A Planconsult possui décadas de experiência na elaboração de laudos de avaliação, e poderá te auxiliar nos mais diversos cenários.

Sem dúvida, a amortização de ágio é um benefício de natureza fiscal que tem significativa relevância para as empresas quando diante de situações de investimento. Pois se trata de uma oportunidade para obter, de forma lícita, parte do valor pago numa negociação em que se colocou em conta a possibilidade de rentabilidade futura da empresa adquirida, ou seja, foi pago um valor adicional por estar implícito que se tratava de uma compra vantajosa.

A diferença entre o valor pago e o valor patrimonial da empresa adquirida, na proporção da participação societária que foi negociada, é o que caracteriza o ágio. É natural que, ao pagar um montante adicional, a empresa adquirente obtenha algum benefício em troca. Esse benefício é a chance de amortizar o ágio na apuração do IRPJ e da CSLL, na razão máximo de 1/60 ao mês, quando o lucro real da empresa for apurado. Contudo, é essencial que a empresa compreenda toda a fundamentação do ágio, bem como as mudanças que dão conta de novas exigências, para que se ponha em prática o benefício da amortização.

Já o Fundo de Investimentos em Participações (FIP) foi criado, como uma forma de investimento no mercado de private equity. Os investidores aportam recursos no fundo e, dessa forma, passam a investir em empresas com potencial de crescimento.

Alem disso, os FIPs podem também ser utilizados para estruturar e profissionalizar grupos familiares, muitas vezes para o planejamento sucessório ou patrimonial.

Compreende agora o quanto a amortização de ágio e o Fundo de Investimentos em Participações são relevantes para uma empresa?

Texto escrito por: Equipe Planconsult