As melhores práticas para compra e venda de empresas e negócios

A compra e venda de uma empresa, assim como qualquer outro tipo de atividade, deve ser realizada de forma cautelosa e com segurança, levando em consideração conhecimentos técnicos específicos, tais como financeiro, tributário, jurídico, entre outros, para que o procedimento transacional seja realizado de forma correta e legal.

Todas as questões devem ser resolvidas antes do início da decisão de Compra e Venda da empresa ou negócio, já que esta ação é um processo e não um evento – uma vez que ninguém compra possibilidades, e sim uma realidade. Por isso, cada etapa deve ser avaliada e precisamente entendida, já que envolve um grande investimento de tempo e dinheiro. É preciso portanto alinhar as expectativas e considerar os diversos riscos antes do fechamento do negócio.

Nos últimos anos o Brasil teve um verdadeiro salto no número de abertura de empresas. Segundo dados da Serasa Experian, em 2015, foram criadas 1.963.952 novos empreendimentos, um aumento de 5,3% quando comparado a 2014, que apresentou 1.865.183 novas empresas. Diante dos fatos, se vê um verdadeiro mar de alternativas para quem quer ter seu próprio negócio.

Apesar do crescimento, hoje o país enfrenta uma grande crise política e financeira, o que tem levado muitos empresários a se desfazerem de seus negócios, dando a novos empreendedores a oportunidade de se lançar no mercado, e assim criar novas oportunidades.

Mas o que levar em consideração na hora de comprar ou vender uma empresa? Quais pontos devem ser analisados? Pensando nisso, elaboramos alguns passos durante todo o processo de negociação. Preparado? Mãos à obra!

Por que você está vendendo ou comprando uma empresa ou negócio?

Antes de sair anunciando aos quatro cantos que seu negócio ou empresa estão a venda, tenha certeza que realmente esta é a melhor decisão a ser tomada, e que os motivos são plausíveis, uma vez que assinado o contrato de transferência do seu estabelecimento ou empresa, não poderá mais voltar atrás.

Entre eles podem estar:

  • Falta de sucessores;
  • Desentendimento entre sócios;
  • Crise e perda econômica;
  • Problemas familiares e de saúde;
  • Desinteresse pelo negócio;
  • Falta de tempo para acompanhar a empresa;
  • Não apresentação de resultados mensuráveis;
  • Planos para empreender em outras empresas ou negócios e outros setores;
  • Necessidade de capitalização do negócio.

Seja qual for o motivo, o interessado deve conhecer a realidade do negócio e saber no que está investindo. Para estimular o interesse, você pode apresentar relatórios gerenciais, fluxo de caixa, rentabilidade, lucratividade, eventualmente até mesmo um Business Plan, entre tantos outros argumentos que irão fortalecer a relação.

Apresente todos os documentos

Vender uma empresa não é tão simples como parece e, para quem compra, a situação pode ainda ser pior, caso não cumpra certas exigências de verificação do negócio antes do fechamento da transação.

Antes de mais nada é preciso realizar uma boa análise financeira, tributária, fiscal, trabalhista e até mesmo ambiental (em determinados casos passivos ambientais acabam por inviabilizar um negócio). Caso você tenha dificuldade, ou mesmo não tenha conhecimento suficiente, procure empresas e profissionais especializados para ajudar a avaliar o que está comprado.

Leve em consideração às Demonstrações Financeiras, receitas, despesas, custos fixos e variáveis, fluxo de caixa, margem de lucro bruto e líquido, custos de produção e operacionais, impostos, passivos diversos, ativos intangíveis (tais como marca e carteira de clientes), entre outros.

No processo de negociação procure um consultor para ajudar nos trâmites burocráticos, financeiros e jurídicos, sendo que ele poderá lhe guiar na busca por uma empresa com bons números, indicadores de qualidade, eficiente e que esteja desimpedida (ou seja, não exista nenhum tipo de passivo que impeça ou prejudique a negociação da empresa). Além disso, para empresas que estão procurando um comprador, o intermediador saberá escolher o melhor perfil, oferecendo negócios que estejam alinhados às suas preferências e estratégias.

Para ter mais sucesso na venda e facilitar a intermediação tenha organizado:

  • Documentos financeiros, contábeis e gerenciais;
  • Relação de todo o imobilizado da empresa;
  • Relação do estoque: quantidade, valor, tempo, condições e capital de giro
  • Relação do quadro de funcionários e informações referentes a folha de pagamento: salários, férias, processos trabalhistas e demais questões;
  • Detalhamento do Fluxo de Caixa: Contas a pagar e a receber,  extrato bancário, questões fiscais e trabalhistas;
  • Faturamento e principais clientes, área de atuação e participação no mercado;
  • Business Plan;
  • Relação de Passivos.

Elabore um Plano de Negócios para o processo de venda

Vender um empreendimento não deve ser como vender uma casa, com exposição pública da empresa no mercado. Durante o processo de venda é essencial estabelecer uma relação de confiança com um consultor, que direcionará o perfil de comprador ideal ao tipo de negócio.

Via de regra, prepare um bom Plano de Negócios para o processo de venda, definindo as estratégias e a forma como será conduzida a transação.

Vender uma empresa não é um processo que ocorre de uma hora para outra, é preciso uma análise detalhada para que o preço de venda esteja de acordo com critérios técnicos que possam sustentar o valor.

Cabe ressaltar que o consultor é quem deverá saber de todas as informações da empresa para que possa repassar aos potenciais compradores. Entre as principais informações, geralmente, estão o fluxo de caixa, anos de atuação no mercado, faturamento, tipos de produtos e/ou serviços prestados, perfil de cliente, entre outras.

O consultor profissional, com o auxílio de uma empresa avaliadora, é quem auxiliará o vendedor a estabelecer o preço de venda, plano de marketing para venda, bem como na determinação de possíveis compradores.

Durante a transação, toda e qualquer informação deve ser mantida em sigilo, sendo informadas apenas as pessoas que realmente são necessários e importantes ao processo. Ou seja, o consultor irá desenvolver com o comprador um plano confidencial de negócio, definindo qual seu perfil de risco, interesse e objetivos. A partir daí, o consultor poderá colocar o comprador em contato com o vendedor para que o negócio possa ser levado adiante. Neste momento, o empreendedor poderá realizar outros questionamentos, analisar números do negócio, além de solicitar informações adicionais da empresa.

Apenas após estes passos é que o comprador poderá elaborar uma oferta de compra.

Avaliação da empresa ou negócio

Toda e qualquer transação que envolva compra e venda de empresas ou negócios deve passar por um processo de avaliação, ou melhor, ‘Valuation’.

A determinação técnica do valor da empresa deve ser baseada nas informações financeiras, contábeis e gerenciais do negócio, além de também poder ser levado em consideração ativos intangíveis e aspectos mercadológicos, como região onde se localiza, nicho, mercado, momento atual (baixa ou alta do negócio).

Um dos métodos mais conhecidos para avaliar o valor de empresas é o chamado ‘Fluxo de Caixa Descontado (do inglês ‘Discounted Cash Flow – DCF)’, que mais se aproxima do valor econômico de uma empresa.

De forma geral, o valor de uma empresa constitui-se basicamente da sua capacidade de geração de Caixa Livre Futuro, como por exemplo, as marcas, patentes, histórico, credibilidade da marca, entre outros, que só podem valorar efetivamente à medida que possam reverter-se em lucros futuros.

O princípio da DCF é projetar e avaliar o valor dos ativos traduzindo-os na resposta de capacidade de geração de Caixa Livre Futuro, dos quais os valores futuros sofrem um desconto para serem trazidos ao valor de Caixa Livre de todos os anos a Valor Presente.

A avaliação da empresa fornece aos vendedores, compradores e consultores importantes informações para que o processo de compra e venda seja realizado com segurança e dentro da lei. A seguir citamos algumas delas, tais como:

  • Para consultores saberem o quanto podem negociar;
  • Para definir a parte dos sócios após a venda;
  • Para compradores apurarem seu valor e fixarem um preço adequado;
  • Determinação do valor de mercado dentro da real condição da empresa;

Para quem deseja comprar um negócio, os ganhos são inúmeros:

  • Negócio ou empresa já em funcionamento;
  • Já possui uma carteira de clientes, com rentabilidade em menor tempo;
  • Já possui fornecedores confiáveis;
  • Quadro de colaboradores já formado;
  • Maior facilidade de acesso a crédito.

Quer saber mais, entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!

Escrito por: Equipe Planconsult