Avaliação de Startups: por onde começar?

Antes de sair ao mercado em busca de investidores, é preciso entender quanto vale o seu novo negócio. Para isso, você precisará fazer um VALUATION, que nada mais é do que o cálculo do valor de uma empresa de forma sistematizada.

No entanto, o modo de avaliação de uma empresa tradicional é completamente diferente do modelo para startups. Vários fatores são responsáveis pelo resultado de um valuation, como dados históricos, faturamento, características do setor e/ou produto, tendências de mercado e etc. Portanto, como aferir valores tradicionais para um negócio que está nascendo? Somada a essa inexistência de dados e resultados, está a incerteza com relação ao futuro, já que ao menos 50% dos novos negócios deixam de existir em 5 anos no Brasil*.

Afinal, como é possível então avaliar uma startup? 

Empresas valem pela sua capacidade de gerar caixa no futuro e não apenas pelo valor do seu patrimônio. Neste sentido, ideias possuem um enorme valor. Porém, os investidores estão interessados nas ideias que possam de fato ir para frente e que gerem resultados no futuro. Diferenças de percepção sobre o futuro, o mercado e os riscos envolvidos podem gerar divergências enormes de preço principalmente pela diferença de expectativa de ganhos futuros.

É comum afirmar que a avaliação de uma startup está muito mais ligada a uma parte imaginativa e criativa, do que matemática. Desta forma, quanto melhor imaginarmos o futuro de uma empresa, mais consistente será a avaliação. Mas é claro que, para se chegar neste ponto é preciso conhecer bastante a área de atuação destes novos negócios, avaliar a concorrência, o poder de escalabilidade do negócio, se existe inovação na ideia, quem são seus sócios e equipe, sua capacidade de “entregar” o que se propõe,  e sobretudo quais são os riscos.

Outros aspectos importantes que devem ser levados em conta são: valor das receitas, margem operacional, tamanho do mercado, canais de distribuição, concorrência existente e potencial, barreiras de entrada, ativos intangíveis e investimentos já realizados.

Assim, concluímos que, para a avaliação de uma startup é preciso a combinação de diversos modelos de análise, que considere não apenas valor, mas também apresente conhecimento de sua equipe em relação aos detalhes do negócio e que consiga demonstrar, clara e objetivamente, todos os riscos envolvidos bem como sua mensuração.

Texto escrito pela equipe Planconsult. *Fonte: https://www.insper.edu.br

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