Entenda como funcionam os diferentes métodos de avaliação de imóveis

Avaliar imóveis é trabalho para profissionais e requer grandes conhecimentos acerca do mercado imobiliário, e suas práticas. Além de pleno domínio sobre os métodos de avaliação de imóveis, regulamentados pelas normas e diretrizes vigentes do IBAPE (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mais precisamente a NB-502/89, que l estabelecem métodos rigorosos de avaliação de imóveis.

Critérios específicos pautam cada um desses métodos, elencados nesse post, visando descrever o que está envolvido em uma avaliação séria e bem feita.
Método comparativo direto de dados do mercado (ou método comparativo pela NB 502/89) De acordo com esse método, a avaliação baseia-se nas principais características do imóvel. São considerados fatores tais como: vocação do imóvel (para qual uso o mesmo se destina), sua localização, confrontantes, zoneamento, entre outros elementos. Após levantados, esses dados são comparados com os mesmos de outros imóveis similares, e assim atribuído um valor ao imóvel avaliando.

Empregado em grande parte dos casos de avaliação, esse método é detentor de alto grau de confiabilidade. O grau de subjetividade ao qual está sujeito pode ser considerado pequeno.

Método involutivo

Baseado em modelos de estudo, nos quais são projetados empreendimentos hipotéticos, o método involutivo está sujeito a um alto grau de subjetividade. São levados em consideração nesse método de avaliação características do imóvel e condições do mercado imobiliário na região.

Método evolutivo

Também denominado Método do Custo de Reprodução, ou ainda, segundo a NB-502/89 da ABNT, Método do Custo, o qual utiliza como fundamento para avaliação realizações de benfeitorias. A essas, se atribui o valor dos custos com materiais, que devem ser orçados para  determinação dos seus valores. Leva-se ainda em conta, para chegar-se ao valor do bem imóvel utilizando esse método, o desgaste físico de cada material empregado. O grau de subjetividade envolvido nesse método avaliativo pode ser considerado grande.

Método da capitalização de renda

Também chamado de Método da Renda (de acordo com a NB-502/89 – ABNT), pode ser utilizado para avaliar um imóvel, analisando-se o bem com base na capitalização de sua renda. Isso, considerando-se a renda real, ou a que se espera obter (renda prevista). É um método que está sujeito a grande grau de subjetividade.

Em um processo de avaliação de imóveis, deve-se considerar cada um dos métodos retro mencionados, selecionando aquele que melhor se aplica a uma determinada situação. Para determinar o valor de uma casa, apartamento ou terreno, a empresa de avaliações precisa ter em seu corpo profissional um responsável técnico credenciado e registrado no CREA, com profundo conhecimento do tema, bem como dos métodos de avaliação de imóveis, além de ter bem claro seus graus de subjetividade, tudo isso a fim de optar pelo método mais efetivo a ser utilizado.

Quem busca por uma avaliação correta de seu imóvel deve ter em mente que o ideal é encontrar uma empresa de avaliação a altura de suas expectativas. Uma empresa de consultoria especializada em avaliação de ativo imobilizado é o mais indicado nesses casos, tendo como importante missão dar o correto valor a um bem imóvel.

Gostou do post? Curta nossa fanpage!

Escrito por: Equipe Planconsult