Gestão de Ativos Imobiliários

As empresas cada vez mais buscam aperfeiçoar seus controles e processos, não somente para atendimento às exigências legais, mas também, e principalmente, no intuito de obter eficiência operacional e consequentemente redução dos seus custos.

Neste cenário, um ponto que merece destaque é a gestão dos ativos imobiliários (terrenos, prédios, lojas comerciais, escritórios, etc.).

Muitas empresas possuem, como estrutura necessária para o desenvolvimento do seu negócio principal (“core business”), carteiras representativas de imóveis próprios ou alugados, como por exemplo, os bancos, empresas do setor hospitalar, empresas do setor de telecomunicações e as empresas do setor varejista, entre outras.

Ocorre que, na maioria dos casos, as empresas possuem grande parte das informações necessárias para que se possa realizar uma gestão eficiente dos ativos imobiliários, porém essas informações encontram-se pulverizadas nas diversas áreas das empresas.

Para se obter resultados representativos na gestão dos ativos imobiliários, uma das premissas que deve ser considerada é a utilização de softwares especificamente desenvolvidos para atuar como “repositórios” de informações de maneira ampla, ou seja, contemplando aspectos que possam atender a totalidade das áreas da empresa (contábil, financeiro, engenharia, jurídico, etc..).

A grande maioria dos sistemas ERP existentes no mercado cuidam principalmente dos aspectos contábeis e financeiros e são muito limitados no que concerne aos dados de controle físico dos imóveis.

Alguns aspectos são de extrema importância e devem ser considerados em um sistema amplo de gestão de ativos imobiliários:

  • Dados cadastrais;
  • Documentações (legais e específicas) passíveis de serem visualizadas no próprio sistema;
  • Dados referentes à ocupação e melhor potencial de aproveitamento;
  • Controle de pagamentos e recebimentos;
  • Dados contábeis e dados referentes a avaliações patrimoniais.

Entre os benefícios decorrentes de uma gestão eficiente dos ativos imobiliários das empresas, destacam-se:

  • Atendimento às exigências legais, tanto em relação aos aspectos ligados a engenharia (documentações referentes a propriedade, regularização, etc.), como contábeis e fiscais;
  • Controle físico eficaz;
  • Redução de custos operacionais;
  • Melhor aproveitamento ocupacional dos imóveis;
  • Maior assertividade nos processos de negociação desses ativos.
 
Cabe ressaltar que o processo de gestão de ativos imobiliários é um processo dinâmico e o apoio de empresas e de profissionais com grande experiência neste tipo de negócio também é fundamental para se obter resultados de excelência.

Texto escrito por: Equipe Planconsult