Investimento Imobiliário, como e onde investir?

O brasileiro possui a cultura de investir em imóveis através da compra deles na forma física, como uma casa, apartamento ou sala comercial. Investir em imóveis é como investir em ações. Para lucrar em investimentos imobiliários, os investidores devem determinar o valor das propriedades que desejam comprar e fazer suposições sobre quanto de lucro estes investimentos irão gerar, seja através de apreciação de propriedade, renda ou uma combinação de ambos.

No entanto, os Fundos Imobiliários têm ganhado cada vez mais espaço na carteira dos investidores brasileiros, já que podem ser opções para a diversificação da carteira, sobretudo diante das recentes quedas na taxa Selic*, o que torna as aplicações em renda fixa menos rentáveis. 

Antes de investir o seu dinheiro, você precisa saber o que eles podem agregar na sua carteira e conhecer os pontos de atenção. Conheça as vantagens e desvantagens de investir diretamente nos Fundos Imobiliários:

As vantagens

Facilidade

Comprar e vender uma cota de Fundo Imobiliário é muito mais fácil do que um imóvel. Basta abrir uma conta pelo site da corretora e, com poucos cliques, está feito.

Já um imóvel depende de anúncios, corretores, além de um trâmite burocrático enorme, que vai desde pagamento de impostos, como ITBI, até uma montanha de certidões negativas.

Liquidez

Os Fundos Imobiliários têm liquidez maior que um imóvel. Com eles, você tem a liberdade de vender as suas cotas a qualquer momento. Já com um imóvel físico, você pode levar meses ou até anos para concluir uma venda. 

Custos de compra e venda dos FIIs

Nos FIIs, os custos são basicamente de corretagem cobrado pela corretora.

Enquanto que os imóveis têm a comissão da imobiliária, que gira em torno de 6% do valor do bem. Além disso, há os gastos com cartório e tributos. 

Diversificação

Os Fundos Imobiliários devem ser considerados investimentos para a diversificação. O primeiro ponto é o próprio setor de atuação, que é diferenciado em relação aos demais investimentos. 

Outra forma de diversificar está na sua composição, porque eles podem ter mais de um imóvel ou diversos papéis. Assim, com apenas uma cota, você terá acesso a um portfólio completo.

Maior rentabilidade

A rentabilidade dos Fundos Imobiliários costuma ser maior do que para um imóvel físico. Geralmente, o patrimônio é composto por empreendimentos utilizados por empresas reconhecidas e shoppings de grandes cidades. 

Então, o potencial de valorização pode ser significativo. Além disso, há o recebimento dos aluguéis mensais. No imóvel, se o inquilino sair, você não terá retornos no período. 

Isenção de Imposto de Renda

Ao contrário dos aluguéis recebidos de propriedade direta, a renda recebida dos Fundos Imobiliários é isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas. Então, é mais dinheiro no seu bolso.

As desvantagens

Dependência de uma gestão eficiente

Os Fundos Imobiliários, assim como os outros fundos de investimento, têm seu patrimônio gerido por um profissional especializado. Portanto, o retorno dos investimentos em FIIs depende diretamente da qualidade e eficiência da sua gestão. 

Isso pode ser uma vantagem interessante para alguns investidores, sobretudo para aqueles que estão começando. Porém, para os investidores mais experientes, talvez seja um ponto negativo. Afinal, por mais conhecimento que o investidor tenha, não é ele quem define onde o dinheiro do fundo será aplicado. 

Uma boa saída para esse impasse é conhecer bem a gestão antes de aplicar em um FIIs. Assim, você pode fazer uma avaliação sobre o gestor do fundo. Além disso, procure escolher fundos que invistam em ativos com os quais você concorda. Assim, mesmo que você não tenha autonomia para definir os investimentos, saberá que a aplicação é adequada ao seu perfil.

Custos de Corretagem

Essa é uma desvantagem evidente dos FIIs, mas ela não é absoluta. Já existem no mercado Fundos Imobiliários que não cobram mais taxa de corretagem. Portanto, é preciso ter atenção sobre o custo da taxa, ou procurar alguma corretora que possua taxa zero.

O momento atual

Além de todos estes pontos levantados, que independem de fatores externos, é preciso analisarmos o momento atual que vive o cenário brasileiro. Três pontos fundamentais que devem ser observados:

  1. Taxa de juros em queda

Com a taxa de juros em queda, os Fundos Imobiliários tendem a se tornar uma alternativa ainda mais vantajosa, já que oferecem baixa volatilidade e rendimentos mensais fixos, os quais, muitas vezes, superam com folga os principais indicadores da renda fixa, como a Taxa Selic e a Taxa DI. Por isso, os fundos se posicionam como alternativa interessante à renda fixa. 

Além disso, os juros mais baixos na economia incentivam os investimentos em produção física. Ou seja, empresas que antes mantinham aplicações em renda fixa passam a investir em produção, com o intuito de aumentar a rentabilidade do dinheiro. 

Com isso, surgem novos negócios, o que gera aumento da demanda pelos empreendimentos imobiliários e, consequentemente, se eleva o preço das cotas enquanto diminui a vacância dos fundos.

  1. PIB em crescimento

Com um índice crescente para no PIB brasileiro**, há o aumento de demanda na economia. Nesse cenário, as pessoas passam a consumir mais, inclusive no setor imobiliário. Com a maior demanda prevista, é possível elevar os preços de aluguéis dos imóveis e, assim, gerar uma margem maior de ganhos para os FIIs.

  1. Recuperação do Ciclo Imobiliário 

Em 2018, como consequência da crise econômica de anos anteriores, houve queda na oferta de empreendimentos imobiliários. Já em 2019, os números indicam que o setor se recupera. Logo no início do ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) observou aumento de 4,2% nos lançamentos de imóveis. Entre abril e julho de 2019, a elevação foi de 11,8%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Seja qual for sua decisão, lembre-se que a força do segmento é importante para os investimentos, tanto a curto quanto a longo prazo. 

A Planconsult, com vasta experiência em análises financeiras e imobiliárias, pode ajudar sua empresa, banco ou corretora a decidir pelas melhores opções do mercado. Entre em contato.

_____

*Taxa Selic está em 5% ao ano (Outubro/2019).
**Em 23 de setembro de 2019, o Boletim Focus, do Banco Central, manteve a previsão de crescimento da economia em 0,87% para 2019 e em 2% para 2020.
_
Fontes:
https://exame.abril.com.br/negocios/dino/como-avaliar-um-imovel-para-investimento-imobiliario-shtml/
https://blog.rico.com.vc/fundos-imobiliarios