Levantamento Físico e Avaliação Patrimonial
Apesar de muitas empresas ainda não compreendem a necessidade de se manter o Inventario Patrimonial devidamente atualizado, muitas vezes por entender ser mera burocracia, o exemplo de grandes corporações deveria ser seguido.
Empresas de grande porte e/ou multinacionais tem por disciplina manter em dia a gestão de seu Ativo Imobilizado e periodicamente realizar tanto o levantamento físico quanto a avaliação, acompanhado do Teste de Impairment.
Esse mecanismo tem como objetivo apontar qual o real valor dos bens da empresa, busca informar possíveis falhas em procedimentos e também tem grande importância no apontamento de possíveis prejuízos com itens: danificados, vendidos ou baixados que não foram devidamente informados a Contabilidade, além de identificar “perdas”, ou possíveis desvios de itens do Imobilizado.
Em grandes corporações o Ativo Imobilizado costuma ter grande representatividade monetariamente, e isso faz com que seu controle, seja cada vez mais depurado, pois qualquer falha, uma vez identificada acarreta “ajustes contábeis” que com certeza poderão distorcer os resultados da empresa.
Quando o Inventario/levantamento físico é realizado de forma consistente e sem vícios, informações que enriquecem o controle são destacadas, tais como:
- Centro de custos / localização
- Descrição detalhada, incluindo nº de série
- Fotografia
- Colocação de placas de identificação
Uma vez realizado e os procedimentos revisados, basta periodicamente ser feito o que chamamos de inventario cíclico, ou seja, a verificação de alguns itens, ou centros de custos, e esse levantamento pode ser realizado pela própria equipe, ou por empresa terceirizada, sem qualquer possibilidade tendenciosa, o que dará maior transparência as informações.