Aposta da Livraria Cultura para crescer: comprar a Fnac brasileira

Grupo francês deixou o país motivado pela crise. Cultura ganha 12 lojas e diversifica negócios

 

O grupo francês Fnac Darty vendeu suas doze livrarias no Brasil para a brasileira Livraria Cultura cinco meses depois de ter anunciado a intenção de buscar um sócio que pudesse assumir suas operações para poder abandonar o maior mercado sul-americano.

A operação, cujo valor será divulgado “nas próximas semanas”, foi divulgada nesta quarta-feira em um comunicado pela Livraria Cultura, uma das principais redes de livrarias do Brasil, com 18 lojas em diferentes partes do país e 70 anos de vida.

A rede brasileira se referiu ao acordo para assumir as operações da Fnac no país como “a união entre dois grupos que gerará valores e sinergias, já que ambos compartilham culturas similares e o compromisso de promover a cultura no Brasil”.

De acordo com a nota, a compra permitirá à Livraria Cultura diversificar seus negócios e adicionar novas linhas de produtos e serviços, já que a Fnac também se destaca no Brasil como distribuidora de eletrônicos e equipamentos de informática.

A Fnac, com doze livrarias em sete Estados do país e 550 empregados, anunciou em fevereiro sua intenção de sair do Brasil por causa da forte queda das vendas, decorrente da recessão em que mergulhou a economia brasileira nos dois últimos anos.

A rede francesa, que desembarcou no Brasil em 1998 com a compra da livraria Ática Shopping Cultural, em São Paulo, obteve no país no ano passado somente 2% de sua receita global.

O acordo entre ambos os grupos permitirá à Livraria Cultura utilizar a marca Fnac no Brasil.

Fonte: www.brasil.elpais.com – 19/07/2017