O controle do seu patrimônio traz credibilidade
“Realmente controlar não é das tarefas mais fáceis, porém, é extremamente valorizada quando uma informação é solicitada e a resposta vem com rapidez e precisão.
É natural, porém, não é correto que empresas tenham seu patrimônio sem qualquer controle, a medida que um levantamento deve ser feito, o stress toma conta do departamento e as vezes até da empresa.
Ter informações sob controle atualizadas mensalmente, gerar informações aos departamentos Contábeis e de Controladoria acabam sendo rotina após a realização do levantamento físico e a implantação dos procedimentos.
Nos trabalhos é possível definir:
- Planejamento e escopo
- Definição ou redefinição de procedimentos
- Levantamento físico (Inventário)
- Confecção das placas de identificação
- Colocação das placas de identificação (com códigos de barras, numeração sequencial e logotipo da empresa)
- Realizar a conciliação Físico x Contábil
- Realizar a Avaliação Patrimonial atendendo CPC´s
- Teste de Impairment
- Valor Residual
- Determinação da Vida Útil Econômica
- Inserção dos dados do inventario no sistema ERP – Gestão Patrimonial
Todos os itens acima citados poderão ser implantados, ou não, dependendo da necessidade de cada empresa.
O controle do Ativo Imobilizado (Ativo Fixo) se faz necessário para o controle dos bens da empresa, principalmente por centros de responsabilidade ou centro de custos, além de também ser o suporte contábil as informações de depreciação que mensalmente podem ser beneficiada contabilmente para abater na apuração de Impostos de renda e contribuição social.
Vale pensar, e colocar mais esse controle à Gestão Empresarial, com certeza trará informações precisa e segurança a empresa.”