O valor de seus intangíveis: desafios para se calculá-los

Dizem que “o essencial é invisível aos olhos”. No mundo corporativo também é assim. Uma parte muito importante de uma empresa bem posicionada no mercado é justamente o que não pode se ver nem tocar: os bens intangíveis – marcas, patentes, carteira de clientes, licenças, softwares, tecnologias, processos industriais, acervo técnico, fundo de comércio, direitos autorais, de uso de superfície, minerários, de créditos, relativos à concessões, nada disso tem corpo, mas pode valer milhões em uma negociação. Por isso, é importante saber calcular essas cifras, ainda mais nos tempos atuais, em que fusões, aquisições e incorporações de empresas e negócios são frequentes.

Calcular o quanto uma empresa vale e qual é o seu valor de venda não é nada simples, mas é uma informação imprescindível. Conheça um pouco mais sobre esse assunto a seguir:

O que são os intangíveis de uma empresa?

Podemos dizer de uma maneira simplificada que o valor de uma empresa é a soma de seus ativos e passivos líquidos (na data da avaliação) e do seu potencial para gerar riqueza nos próximos anos (fluxo de caixa). Para chegar ao valor de uma marca ou patente, por sua vez, é preciso um cálculo muito mais complexo e intangível, projetado a partir de um planejamento de receitas e despesas da empresa.

Para ser considerado um ativo intangível, é preciso que o bem seja formalizado por um contrato, ou outro instrumento legal, que ateste sua capacidade de gerar receita ao longo de um período determinado — ou seja, que gere caixa diretamente. Os funcionários, por exemplo, não podem ser considerados um valor tangível, pois não são posses da empresa, mas o capital intelectual acumulado através dos valores humanos pode ser quantificável.

A carteira de clientes para empresas de determinados setores muitas vezes é um intangível de grande valor.

Qual a importância de calcular os bens intangíveis?

Tudo isso precisa ser levado em consideração na hora de calcular o valor de venda, incorporação ou cisão de empresas, para se ter a individualização de pontos importantes do valor da empresa.

É de extrema importância entender o real valor dos bens intangíveis da empresa, de tal forma que a avaliação contemple todos os bens (tangíveis e intangíveis), sendo realizada em momentos de fusão e aquisição, entrada ou saída de acionistas, venda integral ou parcial da companhia, entre outros.

A avaliação de bens intangíveis também tem sua importância no que diz respeito à habilidade de mensurar parte do potencial de crescimento das empresas, assim como identificar a alocação de recursos necessários para se manter ou crescer um negócio.

 Como avaliar os intangíveis?

Essa avaliação é permeada por desafios. Entretanto, há ferramentas eficientes disponíveis no mercado, que fazem ser possível quantificar esses bens, e assim levando à crescente procura por empresas de consultoria especializadas em avaliar também o valor da marca nos negócios, bem como de outros intangíveis. Por ser um cálculo complexo, o ideal é contar com profissionais qualificados que consigam fazer essa avaliação de forma completa, garantindo que se tenha o valor correto da empresa em uma situação de negociação ou fusão.

Você já pensou em calcular o valor dos bens intangíveis da sua empresa? Sente essa necessidade? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Texto escrito por: Equipe Planconsult