Planconsult, uma história para compartilhar

 
A história da Planconsult se funde totalmente com a história de seu sócio fundador, Edgar V. Salem.

Tudo começou em 1971 quando, ainda estudante de engenharia e administração de empresas e trabalhando como estagiário em um grande grupo nacional, surgiu uma demanda um pouco inusitada para a época feita pelo seu gerente solicitando que ele realizasse a avaliação de uma das empresas do grupo.

Ele jamais havia realizado uma avaliação econômico-financeira de empresas e de ativos fixos. Chegou a perguntar para seu superior como executar a tarefa, e ele, por sua vez, falou muito claramente: “Vire-se!!!. Se não puder executar essa tarefa, diga-me, que encontrarei quem possa…”

Assim, acabou buscando ajuda com outras pessoas na empresa e no mercado, mas avaliar uma empresa no Brasil não era algo comum, nem literatura adequada existia naquele momento no Brasil.

Edgar pediu, então, à filial da empresa nos Estados Unidos, materiais e literaturas sobre o assunto, com metodologias, conceitos e tudo que fosse necessário para realizar uma avaliação de empresa, a tal “valuation”.

Foi estudando, realizando o trabalho, testando e aprendendo, tudo ao mesmo tempo. Por fim, conseguiu um resultado muito bom na tarefa e elogiado pela chefia.

Duas lições foram aprendidas com a realização desse trabalho: como agir em caso de desenvolvimento de know-how,  e passou a ver o seu futuro trabalhando em avaliações.

Não demorou muito e em 1976 criou a Planconsult. Começou realizando avaliações de imóveis, meio mais rápido de ganhar experiência no mercado, e conforme a empresa foi evoluindo, iniciou também as avaliações industriais.

Mesmo com a Planconsult em grande desenvolvimento, com seu pioneirismo Edgar jamais deixou de focar no desenvolvimento de metodologias adequadas. Buscava todo tipo de material, principalmente fora do país, onde já estavam mais acostumados a esse tipo de trabalho.

Em 1977, sua primeira grande conquista foi a realização de diversas avaliações de ativos e econômico-financeiras para uma das maiores indústrias de papel e celulose do país, e assim, foi necessário expandir. Desta forma nasceu a parceria com o seu atual sócio Ronald Bryan Salem.

Em 1978, outra grande conquista, que perdura desde então, começaram a realizar diversos trabalhos para um dos maiores grupos econômicos brasileiros.

Muito aconteceu em quatro décadas. A Planconsult desenvolveu diversas metodologias, inéditas do campo das avaliações, e participou na avaliação das principais empresas brasileiras e multinacionais. Uma outra história, para uma outra vez.

A Planconsult já atendeu mais de 2.000 clientes, avaliou mais de U$ 400 bilhões em ativos (mais de 100.000 imóveis, bem como ativos industriais, comerciais e residenciais) e econômico-financeiras de empresas, dentre todos os setores econômicos.

Edgar e Ronald continuam, todos os dias, lado a lado na Planconsult e em busca de novos desafios.