Plano de negócios: O que é e a sua importância

Ter uma empresa que atua sem planejamento é o mesmo que navegar em alto mar sem uma vela, já que em ambos os casos grandes são as chances de que os resultados desejados não sejam obtidos. Por isso, estruturar muito bem o negócio é muito importante para garantir não apenas o seu crescimento, mas também que ele se mantenha estável no mercado. Dentro dessa questão, o plano de negócios é uma das ferramentas mais indispensáveis para que um empreendimento realmente tenha uma chance de sucesso. Assim, confira a seguir o que é e qual a importância desse plano.

O que é o plano de negócios?

Um plano de negócios é um dos documentos mais importantes de qualquer empreendimento já que é responsável por delimitar e esclarecer qual o modelo de negócio adotado por um determinado empreendimento.

Essa é, portanto, uma ferramenta gerencial importante que ajuda o empreendedor a tomar decisões focadas e específicas para o seu negócio visando ao seu crescimento e manutenção. Esse plano de negócios pode ser implantado tanto em empresas novas quanto em empresas que já estão em atuação, mas que estão sem direcionamento.

Qual a importância do plano de negócios?

Graças às suas características, o plano de negócios possui uma importância vital para qualquer empreendimento. Sem ele, o empreendedor se vê em um mercado altamente competitivo e sem as ferramentas necessárias para trilhar um caminho de sucesso. Assim, as vantagens de adorar um plano de negócios incluem:

Ajuda a criar uma visão global da empresa

Na hora de criar seu plano de negócios o empreendedor vai precisar conhecer profundamente o que é a sua empresa, como ela atua e quais são suas características. Além disso, também precisará definir missão, valores e pontos de diferenciação.

Graças a isso, o empreendedor ganha uma visão global do próprio negócio e, inclusive, consegue perceber se é ou não viável. Isso porque muitas vezes uma boa ideia parece promissora, mas com a realização do plano de negócio nota-se que é inviável.

É importante para investidores

Um plano de negócios também é um documento muito importante para investidores, futuros sócios e acionistas e até mesmo para bancos e instituições financeiras. É por meio do plano de negócios que todas essas pessoas conseguem entender como o seu negócio funciona e como está estruturado, podendo decidir se eles vão ou não investir nesse modelo.

Muitos financiamentos, inclusive, não são concedidos pela falta de um plano de negócios que seja realmente relevante e atrativo. Assim, esse plano é responsável por funcionar como um cartão de visitas do seu negócio que pode ou não atrair melhores resultados.

Permite um planejamento do futuro

Justamente por ter o nome de plano é que essa ferramenta permite que ocorra um planejamento do futuro. Ao conhecer quem é a sua empresa e quais são as suas características é possível, por exemplo, ter uma ideia do que acontecerá no futuro.

Também é possível definir objetivos e metas e prever o que será necessário para que o empreendimento consiga atingir o patamar desejável. Dessa maneira, esse documento não é importante apenas para conhecer o presente, mas também serve para dar indicações de como será o futuro.

Aumenta a segurança

Um empreendimento que possui um plano de negócios é muito mais seguro pelo fato de ser mais estruturado. O apoio dessa ferramenta é crucial para os resultados dos negócios e, por isso, esse plano gera mais segurança para empreendedor e também para agentes externos, como os investidores.

Além disso, o desenvolvimento desse plano também gera efeitos positivos na avaliação, diminuição e prevenção de riscos, o que faz com que seja muito mais seguro investir nesse negócio.

É versátil e adaptável

Qualquer negócio, seja você um microempreendedor ou um grande empresário, pode ter um plano de negócios. Se a empresa mudar de ramo ou de atuação, ela também poderá modificar seu plano de negócios para que ele se encaixe em sua nova realidade.

Assim, a versatilidade e a adaptabilidade dessa ferramenta são cruciais para que negócios em diferentes áreas e em diferentes etapas possam se beneficiar de suas vantagens.

Como fazer um plano de negócios?

Somente conhecer a importância do plano de negócios, entretanto, não é o bastante, já que o seu desenvolvimento correto é fundamental para que ele traga benefícios para o negócio. Nesse sentido, fazer um plano de negócios exige que você:

Conheça seu negócio

Se o plano de negócios diz respeito a como é o seu empreendimento, o primeiro passo precisa ser um conhecimento profundo sobre o seu negócio. Isso significa conhecer como seu negócio funciona, quais são suas principais características e também quais são os objetivos.

Também é necessário entender quais são os valores e a missão do negócio, de modo a criar uma visão completa sobre o empreendimento.

Avalie a concorrência

Outro passo que não pode ser deixado de lado é a avaliação e conhecimento da concorrência. Isso é importante tanto para entender qual o posicionamento do seu negócio no mercado como também para identificar fraquezas e pontos fortes da concorrência.

Ao fazer isso, aumentam as chances de criar um plano de negócios que seja capaz de destacar a sua empresa das demais, obtendo melhores resultados.

Utilize ferramentas de gestão

Para criar esse plano de negócios, por sua vez, algumas ferramentas de gestão fazem toda a diferença. É o caso, por exemplo, de utilizar um modelo de negócios lean ou canvas. Em ambos os casos existe uma representação gráfica e integrada dos diferentes elementos que influenciam diretamente em como o negócio funciona.

Nesse sentido, inclusive, o tipo canvas é uma espécie de atualização e melhoria do lean, garantindo um plano de negócios ainda mais específico e relevante. Em geral, essas ferramentas levam em consideração o relacionamento com os clientes, com os fornecedores, os valores-chave e o custo da estrutura em geral, dentre outros fatores.

Planeje o crescimento

Não menos importante, seu plano de negócios também deve conter um planejamento sobre o crescimento da empresa. A definição de objetivos e a presença de previsões sobre o futuro servirão como um apoio importante para o planejamento estratégico, que fica responsável por detalhar todos os caminhos que devem ser seguidos para que a empresa possa crescer.

O plano de negócios é uma ferramenta indispensável para qualquer negócio que queira ter uma chance de sucesso em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, sua importância reside em questões como criar uma visão global da empresa, trazer mais segurança, atrair investidores e mais. Para fazê-lo, o conhecimento sobre o próprio negócio e sobre a concorrência é indispensável, assim como o uso de ferramentas relevantes de gestão.

Fonte: www.asaas.com – 12/12/16