Processo de Privatização, como funciona?

Na Planconsult, participamos de 60% das privatizações – em termos de valor – que ocorreram no período entre 1990 e 2000 no Brasil. No final da década de 80, fomos pioneiros na execução de trabalhos que foram utilizados nas privatizações anteriores ao Plano Nacional de Desenvolvimento (PND).

O processo de privatização, gerido pelo BNDES, era executado por um consórcio de consultoria formado por Bancos, Auditorias externas, Avaliações econômico-financeiras e de ativos fixos, Advogados, etc.

Os consultores, em estreita consonância, preparavam a empresa a ser privatizada de forma a deixá-la atrativa aos possíveis interessados. Nesse sentido, foi necessário não só uma reorganização total da empresa, mas também organizar todos os dados e documentos necessários para o devido conhecimento a respeito da empresa.

A primeira grande estatal que entrou no processo do PND, foi a Usiminas. Por ter sido a primeira, muitas dificuldades tiveram que ser suplantadas, tais como a resistência interna no próprio governo federal e de órgãos ligados direta ou indiretamente às empresas a serem privatizadas; a discordância da diretoria da empresa, com relação a valores de venda e modo de conduzir o processo de privatização; e funcionários e sindicatos totalmente contrários à privatização, tendo em vista as incertezas com relação a manutenção de estabilidade de emprego e benefícios obtidos no passado.

Todas essas dificuldades puderam ser analisadas e soluções factíveis foram encontradas pelo consórcio que conduziu a privatização, tornando possível a mesma dentro do prazo que havia sido estabelecido pelo BNDES.

Assim, tivemos a oportunidade de participar de um consórcio produtivo que trabalhou de modo coeso entre seus participantes, e também com BNDES, governo estadual, diretores da Usiminas, empregados, sindicatos, etc. Buscamos encontrar soluções para questões tanto simples quanto complexas, em prazos exíguos e a como desenvolver muitas metodologias e tecnologias inéditas, que se tornaram necessárias ao longo dos trabalhos.

Desde essa época, fixamos nosso tripé de sustentação em 3 itens que consideramos essenciais: a agilidade, a qualidade e confiança e a busca em entender e atender às necessidades do cliente.

 

  • fonte foto: SAO PAULO, SP, BRASIL, **-**-2012, **:00h. ***** (Alexandre Rezende/Folhapress EDITORIA) *** EXCLUSIVO FOLHA ***