Quanto custa uma avaliação de empresa?

O valor do serviço de avaliação de empresas não é fixo. Varia de acordo com a complexidade de cada negócio, o que pode ser mensurado a partir de itens como o tipo de regime tributário da empresa, o número de colaboradores, o faturamento anual, a lucratividade média, e a pré-existência de controles gerenciais bem definidos ou a inexistência deles, entre outros.

O que muitos empresários nos perguntam é porque a avaliação de uma empresa costuma ser mais cara do que a de um imóvel, por exemplo. Outra dúvida muito comum entre os clientes é se esse investimento compensa. Para responder isso, fizemos algumas explicações.

Porque vale a pena pagar bem pela avaliação de sua empresa…

A avaliação de uma empresa é um serviço especializado muito diverso de outros tipos de avaliação, como a de imóveis, por exemplo. A mensuração do valor de uma casa ou de um terreno envolve um número bem menor de variáveis condicionantes do preço final. Para avaliar uma empresa, consideramos diversos fatores, que influenciam diretamente no valor final do negócio:

  • Premissas:
    • Informações Contábeis, Gerenciais, Operacionais, Financeiras e Comerciais;
    • Dados Macroeconômicos, Setoriais e de Mercado.
  • Análises:
    • Cálculos detalhados a partir de metodologias especializadas.
  • Resultado da Avaliação (Laudo Detalhado), apresentando:
    • Valor da Empresa;
    • Dados da Avaliação e do Percurso da mesma;
    • Apontamentos sobre Perspectivas da Empresa.

Ou seja, são levantados e analisados detalhadamente dados contábeis e gerenciais da empresa, juntamente com as informações sobre seu desempenho passado, sua estratégia comercial, as principais ações planejadas e a expectativa futura para o negócio, bem como os resultados operacionais e financeiros da empresa. Tudo isso avaliado a partir do mercado no setor de atuação do negócio, no que diz respeito ao ambiente competitivo e às perspectivas em curto, médio e longo prazo.

Considerando essas informações, o valor é projetado a partir de metodologias de análise próprias, ou seja, especializadas. Uma delas mensura o valor da empresa a partir da projeção de rendimentos para os próximos anos e da perpetuidade deles. Trata-se do Fluxo de caixa descontado livre para a empresa.

Outro caminho, o da Avaliação relativa por múltiplos, consiste em comparar a empresa avaliada com outras do mesmo segmento e de capital aberto no Brasil e em outros países emergentes para fazer análises proporcionais a partir do faturamento, lucro líquido ou Ebitda.

Há ainda a metodologia de Transações comparadas, em que os números da empresa avaliada são comparados com os de outras vendidas no mesmo setor ou ramo, sejam de capital aberto ou fechado. 

O resultado desse trabalho é compilado no Laudo de Avaliação, um documento detalhado que apresenta o valor da empresa, registra os dados do percurso da avaliação e ainda aponta as perspectivas para o negócio. Por isso, pode, inclusive, ser utilizado pela empresa avaliada em apresentações para clientes ou investidores.

O laudo é apresentado pessoalmente ao empresário em reunião antes de ser entregue a ele. Naturalmente todas as informações pertencentes à empresa avaliada são mantidas em sigilo.

Como funciona na prática?

Proposta personalizada que pode terminar com um laudo de avaliação totalmente adequado à realidade do negócio avaliado. A proposta é elaborada a partir da realidade da empresa em formato de documento. Contém considerações iniciais sobre a importância da avaliação e informações sobre o escopo do trabalho, a metodologia a ser aplicada ao caso e a proposta comercial adequada à empresa.

Uma vez fechado o contrato de prestação de serviços de avaliação, os dados necessários são levantados a partir de questionário e de conversas com a empresa, depois analisados a partir das metodologias próprias, até chegarmos ao resultado principal, ou seja, sabermos quanto vale a sua empresa.

Fonte: www.dernegocios.com.br – 19/07/17