The Unicorn Landscape

Foi apenas seis anos atrás que a capitalista de risco Aileen Lee cunhou o termo “unicórnio” para descrever qualquer empresa de capital fechado no valor de US $ 1 bilhão ou mais.

Na época, essas avaliações eram tão raras que mereciam um nome especial – mas, desde então, é justo dizer que a paisagem mudou drasticamente. O boom de startups se intensificou e o capital fluiu para empresas privadas em um ritmo sem precedentes.

Nos últimos tempos, os unicórnios se multiplicaram mais como coelhos, e os investidores sustentaram o valor combinado dos 326 unicórnios do mundo no valor de US $ 1,1 trilhão.

Derrubando os 326 unicórnios do mundo

O gráfico de hoje usa dados do Unicorn Tracker criado pela CB Insights e divide a paisagem do unicórnio por setor, avaliação e país.

Vamos começar observando os maiores unicórnios atualmente existentes:

ByteDance é o maior unicórnio do mundo com uma avaliação de US $ 75 bilhões. A empresa é dona da Toutiao, uma plataforma popular de conteúdo habilitado para aprendizado de máquina na China que personaliza os feeds com base nas preferências de leitura de um usuário. Também possui a plataforma de compartilhamento de vídeos Tik Tok.

Os especialistas estão estimando que mais de 100 unicórnios poderiam fazer o IPO em 2019, incluindo o Uber e o Airbnb da lista acima.

Até agora este ano, Lyft e Pinterest já atingiram o mercado público – e outro recente unicórnio para IPO foi a plataforma de videoconferência Zoom Video, que viu as ações subirem 120% no preço desde sua impressionante estréia em meados de abril.

Unicórnios por Setor

Os dois setores mais comuns para unicórnios são o Internet Software Services e o E-commerce.


No entanto, como você pode ver, o segmento mais valorizado pelos investidores é o On-Demand, que inclui empresas como Uber, Didi Chuxing e DoorDash.Nota: os dados são atualizados a partir de março de 2019

Unicórnios por Geografia

Quase metade dos unicórnios do mundo vem dos EUA, mas a China também tem uma lista impressionante de startups altamente valorizadas.

Estranhamente, fora dos seis principais países listados acima, o resto do mundo combina apenas por meros 32 unicórnios – menos de 10% do total global.

Unicórnios por avaliação

Sete unicórnios – incluindo Uber, WeWork, Airbnb e ByteDance – respondem por quase 30% de todo o valor de toda a paisagem.

A base da pirâmide (US $ 1-5 bilhões em valorização) comporta 280 empresas. Somados, valem US $ 461 bilhões, o que equivale a 42,5% do total do unicórnio.


Fonte: Visual Capitalism
Fonte imagem: https://destinonegocio.com
Nota: os dados das planilhas foram atualizados a partir de março de 2019