Valuation e Geração de Valor no Pós-Pandemia

O que pensar sobre valuation e geração de valor para empresas em um cenário tão caótico como o da pós-pandemia? É uma tarefa que assusta muitos empresários, principalmente aqueles que sentiram que a sua empresa perdeu valor durante este episódio de pandemia por coronavírus. Outras empresas, no entanto, geraram ainda mais valor ao seu negócio. Veja a seguir um pouco desta reflexão e quais são as tendências para o próximo ano.

O que é valuation?

Valuation nada mais é do que o processo de avaliar e determinar o valor de uma empresa ou companhia, através de técnicas de análises quantitativas e qualitativas.

No entanto, o valor de uma empresa é um valor de continuidade – esta é uma das principais características do conceito de valuation. Isso significa que é o valor nos fluxos exponenciais futuros de ganhos.

O valor é formado por continuidade, crescimento do negócio e ambiente econômico. Estas são algumas premissas sobre o valuation e a sua análise, independentemente do contexto, vai usá-las como base. O valor limite para cima ou para baixo é definido pelos seus fundamentos, o que torna a projeção possível independentemente de contextos de crise. Desta forma, o valor é encontrado enquanto as premissas forem verdadeiras.

É importante saber o valuation de uma empresa por muitos motivos: no caso de venda da empresa, aquisições, fusões, na hora de investir em ações, na análise de viabilidade, avaliação de desempenho, no momento de maximizar o valor e aumentar o capital, etc.

Calculando o valuation conforme as suas premissas

É fato que há empresas que aumentaram o seu valor com a crise causada pela pandemia. Outras, no entanto, perderam valor. No entanto, nem é tão importante saber se o valor aumentou o diminuiu neste momento tão singular. É mais essencial saber como aumentar o valuation do seu negócio daqui para a frente.

Preço X Valor

É importante ressaltar ainda que valor é diferente de preço. O preço é um montante que se paga por uma ativo. Mas preço é o que você paga e não é valor. O valor econômico é um conjunto de expectativas futuras de geração de retorno. O preço não tem estas expectativas embutidas.

O preço não se calcula – ele existe conforme o estabelecido pelo mercado. O valor, sim. Além disso, é possível gerar valor para um negócio.
Todo investimento é bom desde que o preço pago seja menor que o valor que ele possui. Fazendo essa diferenciação entre valor e preço, já é possível saber que independentemente do contexto, e utilizando as premissas de valuation, é possível estabelecer o valor de um negócio, mesmo em um cenário pós-pandêmico.

O que considerar?

É importante imaginar em termos de valuation que a pandemia não é interna. A pandemia é um cenário e em algum momento o cenário irá se recuperar. Vale até dizer que crises são um momento de oportunidade – por isso, certas empresas não perderam o valor na pandemia, outras até aumentaram o valor, e devem neste momento apenas criar estratégias para mantê-lo ou aumentá-lo nos próximos meses e anos. Haverá um custo até esta recuperação.

Mesmo em empresas em situações complicadas é possível criar a capacidade de gerar valor e de mensurar o seu valuation. O primeiro passo é analisar se a empresa é capaz de gerar fluxo de caixa, considerando a sua estrutura, sua capacidade tecnológica, seus produtos, etc., ou ela terá que buscar novos mercados, criar novos produtos e adotar novas estratégias para se tornar mais competitiva e aumentar o seu valor.

O segundo ponto é a taxa de desconto deste fluxo de caixa. É preciso mensurar; mesmo que a empresa tenha um patrimônio líquido negativo, é possível criar estratégias para precificar, buscar metodologias corretas e organizar a estrutura do seu capital – a empresa deve ter a capacidade de ir se ajustando mesmo se possui dívidas, buscando sempre o equilíbrio. Quando ela estiver em uma situação de equilíbrio será possível fazer projeções de fluxo de caixa em etapas para poder estabilizar a empresa e apurar adequadamente o seu valor.

Fonte: https://www.ospcontabilidade.com.br/blog/valuation-e-geracao-de-valor-no-pos-pandemia