Você sabia que muitas negociações não sobrevivem a um processo de M&A?

Apesar dos números de transações de Fusões e Aquisições (M&A) no Brasil ser alto e estarem aumentando a cada ano*, poucas pessoas sabem que quase 40% destas transações não chegam a sua conclusão. Alguns fatores são responsáveis por esta desistência, mas o principal deles é a falta de informações.

Baixa qualidade das informações

Empresas familiares de médio porte, por exemplo, geralmente não possuem uma auditoria. Assim, na hora de concluir a negociação, o custo para levantamento das informações e avaliações acaba muitas vezes inviabilizando o negócio para o comprador.

Diferença na percepção de valor

É muito comum haver uma diferença de percepção do valor pelo comprador e vendedor. Isto se deve, muitas vezes, pelo falta de dados comparativos em negociações similares e pelo pouco conhecimento do mercado. Outro fator é o lado subjetivo na construção de uma empresa em um país como o Brasil, onde as enormes dificuldades encontradas aumentam a visão de preço justo de venda. 

Eventualidades

Os altos tributos, as regras complexas e falta de fiscalização reduzem a conformidade fiscal de diversas empresas brasileiras, aumentando o risco aos compradores interessados. Esta falta de transparência das informações dificulta e prolonga o processo de Due Diligence – auditoria contratada pelo potencial comprador – o que pode alongar ou ainda atrapalhar o processo de compra e venda.

O que podemos concluir?

A preparação estratégica profissional é essencial para o sucesso de uma operação de M&A. Uma equipe de assessoria especializada para ajudar no processo pode ser garantidor da conclusão da transação. 

Na Planconsult, o conceito de falta de informações também se aplica aos trabalhos que realizamos em todas as nossas divisões: avaliações de empresas e negócios, avaliações de ativos fixos, gestão de ativos fixos e projetos especiais. Nossa seriedade, sigilo e resiliência na busca e organização dos dados e informações é que faz nossos clientes valorizarem tanto nosso trabalho ao final de cada processo.

___

*No primeiro trimestre deste ano, houve 250 operações de M&A no Brasil, segundo um levantamento da KPMG divulgado com exclusividade pelo Valor Investe.
Fontes: https://www.agazeta.com.br/artigos/baixa-qualidade-de-informacoes-das-empresas-dificulta-vendas-e-fusoes-1019
https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2019/06/25/fusoes-e-aquisicoes-batem-recorde-historico-no-primeiro-trimestre.ghtml