Quer vender a sua empresa? Entenda as alternativas de venda.

Na hora de vender uma empresa, ou participação, o vendedor deve conhecer as alternativas de venda, para assim poder tomar as melhores decisões. Nesse artigo vamos explicar algumas alternativas, e dar dicas específicas para se obter o melhor valor na venda.

QUER VENDER A SUA EMPRESA? ENTENDA AS ALTERNATIVAS DE VENDA

VENDA COM CONSULTOR, VERSUS VENDA SEM CONSULTOR 

VENDA COM CONSULTOR FINANCEIRO: BOUTIQUE M&A OU BANCO DE INVESTIMENTO
Contando com a ajuda de um consultor financeiro você conseguirá otimizar o valor da venda: ele preparará o material necessário para a venda, conversará com potenciais investidores, de forma confidencial, e procurará negociar o melhor valor de venda para você.

Ainda, você consegue continuar focado na gestão da sua empresa, não havendo perda de foco ou prejuízo no seu trabalho.

Bons assessores financeiros selecionam as empresas com as quais trabalharão, pois uma parte da sua remuneração dependerá o “êxito” da venda e do “valor” dela. 

Portanto, na prática, apenas empresas médias ou grandes, e rentáveis, conseguem contratar um bom consultor financeiro. Entretanto existem outras opções, conforme explicaremos a continuação.

VENDA SEM CONSULTOR FINANCEIRO: SITES DE VENDA, CORRETORES E CONHECIDOS

Se você vende a sua empresa sem a ajuda de um consultor, você pode anunciá-la em um site de vendas, falar com conhecidos, ou procurar um corretor.

Em qualquer caso, o número de potenciais interessados será menor, e dificilmente você conseguirá defender um bom valor sem uma avaliação e sem documentação nos padrões do mercado. Ainda a confidencialidade inexiste. Portanto seus clientes e funcionários poderão saber deste delicado assunto.

ALTERNATIVAS PELO ESCOPO DO “ROAD SHOW”

VENDA LOCAL
Venda local aquela que ocorre em uma cidade ou região do Brasil, e são típicas das vendas sem assessor (ex: venda própria, via site ou com corretor).

Não necessariamente a venda local é uma opção ruim. Por exemplo, quando você consegue vender para um familiar ou amigo que o conhece bem e admira a sua empresa.

VENDA APENAS NO BRASIL
Empresas menores normalmente não são “alvo” de empresas estrangeiras. 

É possível sim encontrar boas propostas entre investidores brasileiros, porém isto dependerá fortemente das características da sua empresa, de seu “valuation”, da documentação de venda, e do número de investidores contatados.

VENDA NO BRASIL E NO EXTERIOR
Esta venda é realizada pelas melhores boutiques de M&A do Brasil e por bancos de investimentos com “network” internacional. Investidores estrangeiros podem chegar a fazer ofertas muito generosas.

ALTERNATIVAS PELA FORMA DE PREPARAÇÃO

VENDA COM PREPARAÇÃO PRÉVIA
Quando a empresa que será vendida contrata um assessor financeiro, este verifica os números, prepara uma “avaliação” profissional, e a documentação necessária para a venda (Info Memo e Teaser). Um trabalho profissional que o ajudará a obter bons resultados na venda.

Com preparação prévia, você consegue um maior número de interessados, e ainda melhores propostas, e, portanto, melhor valor de venda.

VENDA SEM PREPARAÇÃO PRÉVIA
Uma empresa menor ou com baixa rentabilidade, normalmente não consegue contratar um consultor financeiro que prepare a empresa para a venda.

Mesmo assim, é importante que pelo menos você converse com seu contador para preparar as DREs e os Balanços Patrimoniais dos últimos anos em formato excel, para assim facilitar a análise de potenciais interessados.


ALTERNATIVAS PELO TIPO DE “ROAD SHOW”

VENDA CONFIDENCIAL
Quando a empresa contrata um consultor financeiro, este contatará os potenciais investidores, e só revelará o nome da sua empresa e suas informações quando potencias interessados assinem um acordo de confidencialidade. 

Desta forma seus funcionários, concorrentes e clientes só saberão da venda uma vez assinado o acordo de compra-venda.

VENDA NÃO CONFIDENCIAL
Quando não há o envolvimento de um consultor financeiro, os contatos com potenciais investidores são realizados pela própria empresa, por terceiros ligados a ela, ou por corretores, que não trabalham com confidencialidade.

Portanto funcionários, clientes e os concorrentes podem ficar sabendo da venda.

ALTERNATIVAS PELO NÚMERO DE INVESTIDORES CONTATADOS 

PROCESSO DE VENDA COMPETITIVO
Quando você contrata um bom consultor financeiro, ele contatará, e negociará com dezenas de investidores, dentro e fora do Brasil. Você deverá receber várias propostas, e escolher a melhor delas.

PROCESSO DE VENDA RESTRITO
Quando você não contrata um consultor financeiro, na prática não consegue falar com muitos investidores. Nestes casos é importante evitar fechar negócio com o primeiro interessado que aparecer, e acabar vendendo a empresa por um valor abaixo do que poderia conseguir.

Fonte: www.administradores.com.br – 28/04/2018