5 motivos para se realizar a avaliação de empresas e negócios

Com o envolvimento em metas de curto e médio prazo, é comum empreendedores não se atentarem a situações que podem mudar suas vidas quando menos esperam. Vamos tratar de um destes fatores, que são fundamentais para qualquer business: a avaliação de empresas e negócios.

Se você imagina que isto só será preciso no momento de vender o seu empreendimento, prepare-se para mudar de opinião. Há razões sérias para conhecermos nosso valor de mercado, e vamos nos aprofundar sobre este assunto. Vamos mostrar cinco motivos para se realizar a avaliação de empresas e negócios.

  1. Compra e venda de participações societárias

Ainda que estes não sejam os seus planos em curto prazo, é necessário estar sempre preparado para a entrada de um novo acionista, ou mesmo para a saída de sócios atuais. Faça uma avaliação de empresas para determinar o valor justo de seu empreendimento e o mantenha atualizado. Caso ocorra a saída de um sócio de maneira inesperada, será possível fazer a distribuição do capital de forma segura.

Além disso, ter o valor correto da avaliação de empresas e negócios facilita a aquisição de operações que exijam garantias. Assim, será possível ter uma noção mais precisa da quantia que será recebida, com relação ao valor real da empresa ou negócio.

  1. Venda futura da empresa

Também pode se apresentar a oportunidade de vender a empresa ou negócio de maneira repentina, seja por uma excelente oferta ou necessidade específica. São geralmente casos onde agilidade é tudo. Não saber o real valor de sua empresa ou negócio pode fazer com que oportunidades relevantes sejam declinadas ou perdidas.

Sem mencionar situações de afastamento ou falta do controlador, onde ter presente, ter a avaliação da empresa facilita a tarefa de sócios ou, herdeiros, onde uma reorganização ou venda potencial sejam alternativas interessantes.

  1. Fusões e aquisições

No caso de fusões e aquisições a legislação brasileira ainda permite o aproveitamento (amortização) do ágio gerado na operação, que combinado com o PPA – Alocação do Preço de Aquisição (Purchase Price Allocation), onde é realizada a avaliação (a valor justo) do ativo Imobilizado da companhia, juntamente com a avaliação de todas as contas de ativo e passivo (também a valor justo), determinando-se assim a alocação do preço pago entre ativos e passivos, e o excedente (considerado ágio) como goodwill, com vantagens fiscais.

Há casos ainda de pessoas que propõem uma composição acionária e decorrido um prazo percebem que a empresa ou negócio em questão não vale aquilo que imaginavam.

O empresário também pode querer ampliar o negócio ou construir novas instalações, e neste contexto, a avaliação de sua empresa ajudará na obtenção de eventuais financiamentos.

  1. Adequação às legislações vigentes

Existem inúmeras situações que exigem a avaliação econômico-financeira realizada por consultoria independente, tais como para fins fiscais, societários, entre outros. Sendo assim, saber o valor da empresa ou negócio é fundamental para atender as legislações em vigor, principalmente as societárias, fiscais e contábeis.

  1. Outras razões

Além da alienação de participações societárias, existem diversas razões para mantermos atualizado o valor de mercado do nosso negócio. Necessidades específicas de diferentes acionistas surgem quando menos se espera. Ainda que não haja indícios, acionistas melhor informados resolvem conflitos com menos esforços e espectativas.

Outro motivo que requer a constante avaliação econômico-financeira é o associado à constituição de Fundos de Investimento em Participação (FIPs), cada vez mais comuns.

Além de todas estas razões, conhecer o correto valor de mercado permite ainda dimensionar diversos tipos de investimentos, como, por exemplo, calcular os rendimentos da empresa em determinados períodos.

Agora você já sabe que seus planos podem mudar quando menos espera. Atento aos nossos posts, você pode identificar instrumentos para tomar decisões seguras, com antecedência e tranquilidade. Assim, quando as oportunidades aparecerem, o seu planejamento já estará pronto!

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

Texto escrito por: Equipe Planconsult