Banrisul vai abrir capital da empresa de cartões
O Banrisul anunciou que pretende abrir o capital do seu braço de cartões. Em fato relevante publicado nesta sexta-feira (23) pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o banco gaúcho informa que estuda fazer o lançamento inicial de ações (IPO) de maneira primária (com aumento de capital) ou secundária (vendendo as ações que já possui). O banco permanecerá com a totalidade das ações ordinárias (com direito a voto) da subsidiária.
A proposta da diretoria recebeu parecer favorável do Conselho Fiscal do Banrisul na quarta-feira (21). O processo engloba ainda a redução do capital social do banco em R$ 353,2 milhões, valor que representa 50% menos uma ação do investimento do banco no capital social total da Banrisul Cartões. A proposta agora será submetida a uma Assembleia Geral Extraordinária, marcada para 10 de abril.
No comunicado sobre a intenção de fazer o IPO da subsidiária, o Banrisul informa que a abertura se dará por “oferta pública inicial de distribuição de ações preferenciais, primária e/ou secundária”, e indica a listagem dos papéis no Nível 1 de governança da B3. O banco ainda salienta que “a conclusão da oferta depende de aprovações societárias e regulatórias aplicáveis, bem como de inúmeros fatores alheios ao Banrisul como, por exemplo, as condições de mercado que vigerão à época”.
A possibilidade de fazer este movimento já estava sendo cogitada, devido ao potencial de negócios na área e evolução de receitas e desempenho da operação, que abrange a credenciadora de transações Vero e cartões de benefícios e empresariais BanriCard. No fato relevante, o banco aponta “os recentes resultados financeiros da controlada Banrisul Cartões S.A. (“Banrisul Cartões”) e o potencial de crescimento do segmento de meios de pagamentos” como razões para a abertura de capital.
No ano passado, o lucro líquido da subsidiária foi de R$ 222,1 milhões, aumento de 7,7% em relação a 2016. O balanço do Banrisul em 2017 apontou lucro recorde em um ano do banco, com alta de quase 60% frente ao ano anterior.
No ramo da adquirência, a Vero fechou 2017 com 136,3 mil unidades de equipamentos POS (maquininhas de registro de operações) e mobile, crescimento de 9,7% frente a 2016. Em dezembro, eram 108,9 mil estabelecimentos credenciados ativos, alta de 3,5% em relação a dezembro de 2016. O BanriCard somou 9 mil clientes conveniados ativos em dezembro passado, número 9,4% superior ao mesmo mês de 2016. Em 2017, a subsidiária teve faturamento de R$ 1,4 bilhão, alta de 3,4% em relação ao ano anterior.
Fonte: www.jcrs.uol.com.br – 23/03/18