Quanto vale seu negócio? A importância da avaliação de empresas
A dinâmica empresarial brasileira está em plena ebulição, apesar da crise econômica que o país enfrenta. Na verdade, isso é um fenômeno comum nos períodos de retração. Os grandes investidores/altos empresários saem ao mercado em busca de PMEs com alto potencial de crescimento e lucro, mas a preço convidativo, na tentativa de encontrar empresas que eles poderão “comprar na baixa para vender na alta”. Frente a isso, os pequenos e médios empresários precisam monitorar periodicamente o valor de sua organização, sob pena de perderem um eventual grande negócio.
A avaliação de negócios não é coisa apenas para quem está de olhos abertos esperando uma oportunidade de passar sua empresa para frente. No Brasil, ainda é bastante comum a gestão de improviso, e poucos empreendedores compreendem a importância da avaliação de empresas para monitorar e garantir o sucesso futuro de sua organização, o que, talvez, explique por que a taxa de mortalidade das companhias nacionais seja tão elevada em comparação com outros países.
No post de hoje você irá entender a importância da avaliação da sua empresa, as razões pelas quais realizá-la e as metodologias de cálculo. Confira a seguir:
O que é “valuation”?
Expressão em inglês para “avaliação de empresa”. O termo trata de um processo desenvolvido com objetivo de estimar quanto vale um negócio, determinando, a partir de diversas variáveis (tais como DRE, balanços patrimoniais e fluxos de caixa) e de perspectivas de crescimento futuro, qual é o seu preço justo e o ROI (retorno sobre investimento) de suas ações.
Para que serve a avaliação?
A avaliação da empresa não é apenas o levantamento do valor do negócio. Ela também serve como uma importante ferramenta para a boa gestão, além de servir como base para a tomada de decisões estratégicas, comerciais e econômicas — qual é o melhor momento para adquirir novo maquinário e equipamentos, por exemplo, ou, ainda, qual é o volume de ativos e do fluxo de caixa. Além disso, é uma maneira de conhecer alguns detalhes importantes da empresa antes de uma fusão, cisão ou incorporação.
Qual a importância de fazer a avaliação do seu negócio?
“Se as escolas de negócios pudessem oferecer somente uma disciplina, não deveria ser Mercado de Ações, as Eficientes Hipóteses de Mercado, tampouco a Teoria de um Moderno Portfólio. Ao invés disso, as chamadas “B-schools” deveriam encorajar os estudantes a aprenderem a entediante, mas criticamente importante disciplina: Avaliação de Empresas”. Quem diz isso é ninguém menos que Warren Buffet, um dos maiores investidores do planeta. Já dá para desconfiar que você, se ainda não fez a avaliação do seu negócio, já deveria ter feito isso, não?
Algumas das razões para se fazer a avaliação do seu negócio são:
- Preparar-se para receber a abordagem de um investidor (ele certamente vai querer ter ciência do valor atual de sua empresa antes de injetar dinheiro em seu negócio);
- Conhecer plenamente a saúde financeira de sua organização;
- Preparar uma empresa para fusões, cisões, reestruturações ou incorporações;
- Delimitar as obrigações, inclusive tributárias de uma organização;
- Subsidiar eventuais disputas/negociações societárias (saída ou entrada de novos sócios).
Além disso, saber quanto vale a sua empresa é essencial no caso de renegociações de dívidas e também para a elaboração de plano de negócios e para o desenvolvimento de um bom planejamento estratégico, que só pode ser feito com precisão quando se conhece com exatidão o valor atual da organização.
Como calcular o valor da sua empresa?
Para as empresas com ações distribuídas em bolsa de valores, calcular o seu valor é relativamente simples: basta multiplicar o valor de cada ação (calculada através de metodologia específica) pelo número total de ações, e ter cuidado especial com alguns tópicos como Bloco de Controle e direitos de minoritários. Todavia, para as empresas de capital fechado, essa tarefa se torna mais subjetiva. Mesmo assim, existem algumas técnicas comumente usadas para esse fim:
Valor patrimonial
De forma resumida, chega-se ao valor patrimonial contábil de uma empresa, pela somatória de seus ativos circulantes (caixa) e não-circulantes (imóveis, veículos, etc.) para depois subtrair dessa soma, todas as dívidas e obrigações da organização.
Avaliação por múltiplos
Nesse caso, o valor aproximado da empresa é atingido por meio de comparações com a concorrência: empresas de mesmo porte, do mesmo setor e que tenham o mesmo perfil de clientes e produtos similares.
Fluxo de Caixa Descontado (DCF)
Ao mesmo tempo que essa é a metodologia mais famosa e mais utilizada de cálculo do valor de uma empresa ,É também a mais complexa. O fluxo de caixa descontado evidencia a capacidade da organização de gerar riquezas no futuro (em um período mínimo de 5 anos), em decorrência dos investimentos feitos em seus ativos operacionais. Todos esses fluxos futuros devem ser descontados (trazidos ao valor presente) para a database da avaliação.
Uma fórmula típica de DCF é:
Onde:
Cash Flow = Fluxo de Caixa; e
Discount rate = taxa de desconto
Parece complexo, não? Daí a importância em contratar uma consultoria especializada em avaliações de empresas, a fim de não perder tempo e dinheiro com uma avaliação equivocada! Existem técnicas empresariais e contábeis que irão demonstrar com precisão qual o potencial de venda de sua companhia, revelando sua saúde financeira e a possibilidade de expansões ou negociações.
Ter uma empresa no Brasil é trabalho de herói. Manter as portas abertas mesmo com o estrangulamento fiscal imposto pelo sistema tributário, se digladiar com a concorrência interna e encontrar uma forma de ser competitivo com os produtos importados: tudo isso faz com que empreender seja uma tarefa às vezes bastante difícil! Quem consegue sucesso não pode se descuidar do seu patrimônio. Essa é a maior razão para se preocupar em avaliar sua empresa, em saber periodicamente quanto ela está valendo e ter consciência plena de qual é o valor de mercado do sonho que você construiu.
Você já havia pensado na importância de saber quanto vale seu negócio?
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Texto escrito por: Equipe Planconsult