A importância da avaliação do ativo imobilizado

Você sabe quanto vale seu ativo? O ativo imobilizado é, dentre os elementos contábeis, um dos mais críticos para a sobrevivência de uma empresa no longo prazo. O problema é que, no Brasil, muitas vezes seu nível de importância é inversamente proporcional à atenção dada por diretores, CEOs, assim como pequenos e médios empresários. A gestão empresarial “do improviso” ainda dita as regras de muitas organizações no país, e essa falta de preocupação com elementos essenciais no planejamento estratégico de uma companhia talvez explique por que as taxas de mortalidade dos negócios nacionais seja tão elevadas. Se a sua empresa ainda não tem uma gestão estratégica bem delineada, com gerenciamento contábil e financeiro voltado para o alcance da visão do seu negócio, as próximas linhas serão de fundamental importância para mudar os rumos de sua companhia!

Só para constar: você sabe o que é ativo imobilizado?

O ativo imobilizado, para quem ainda não está muito familiarizado com os termos contábeis, é o conjunto de bens necessários para a manutenção das atividades da organização. Definido pela Lei 6.404/76, em seu art. 179, IV, abrange imóveis (terrenos e construções), máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, veículos, ferramentas, e outros ativos que a empresa não tem interesse em transformar em dinheiro.

Se não sabe as armas que tem, como acha que pode vencer uma guerra?

Muitas empresas não se importam com a avaliação de ativos fixos, se esquecendo de que o cálculo dos valores atualizados de depreciação, reposição e mercado, e principalmente o controle físico de todos os bens patrimoniais que compõem a organização é imprescindível, não somente para ajustar seu balanço patrimonial e cumprir a legislação, mas, sobretudo, para que os gestores possam ter ideia clara da composição patrimonial da companhia, de forma a nortear as decisões estratégicas com maior assertividade, dentro das possibilidades reais da empresa. Se você não sabe quanto vale seu ativo, como poderá estabelecer planos de crescimento e investimento? A falta de controle pode fazer com que a empresa tome decisões equivocadas e comprometa sua saúde financeira.

Vantagens da avaliação

  • Melhorar a visão dos gestores sobre seu patrimônio e capacidade de investimento da empresa;
  • Subsidiar a tomada de decisões estratégicas;
  • Fazer com que o balanço patrimonial reflita a situação real da organização;
  • Racionalizar a captação de financiamentos, já que sem uma avaliação adequada de ativos imobilizados a empresa dificilmente consegue tomar empréstimos com custos atraentes.
  • Atender às diversas legislações vigentes, CPCs, IFRS , entre outras.
  • Contratar adequadamente seguros que realmente reflitam os valores reais dos ativos imobilizados.
  • Deixar a empresa preparada para futuras operações, tais como fusões, aquisições, cisões, reestruturações societárias, incorporações, etc.

Como a avaliação e seus resultados se tornam essenciais às empresas?

Através da avaliação de ativos imobilizados, a empresa conseguirá demonstrar o valor real do seu patrimônio, vender equipamentos (que ainda possuam valor de mercado e não interessem mais à empresa), demonstrar patrimônio que sirva como garantia para contratar financiamentos, etc.. Adicionalmente, a avaliação de ativos fixos permite que a empresa utilize o valor justo ou deemed cost (ou custo atribuído) para corrigir distorções e evitar que esse desalinhamento prejudique os resultados da companhia. Quem tem planos de vender a empresa no futuro, também deve monitorar seu valor de mercado, algo que passa necessariamente, pela avaliação de ativos imobilizados.

Principalmente em momentos de crise econômica, melhorar a gestão empresarial e atender às demandas de mercado (normas e legislações diversas), torna-se essencial para se manter vivo. Imagine uma empresa em dificuldades financeiras e que, além de perder espaço em seu segmento, não tenha seu ativo imobilizado avaliado, e não consiga se financiar para melhorar sua posição estratégica no mercado (por ignorar a importância de recorrer a uma consultoria especializada em avaliação e gerenciamento de ativos fixos).

Outros impactos de uma avaliação

Além das vantagens mencionadas, a avaliação de ativos imobilizados também auxilia na elaboração de um eficiente planejamento tributário, o qual poderá ser responsável por uma sensível redução de tributos, tornando a companhia mais competitiva no mercado.

Muitos empreendedores, e até mesmo alguns profissionais de mercado, desconhecem o verdadeiro papel de uma consultoria de negócios, bem como a importância dela em poder ser ponto de partida para uma revolução em suas organizações. Consultoria não é um simples aconselhamento, não se trata de palpite. Uma consultoria possibilita às empresas e seus profissionais crescimento e profissionalização, evoluindo em alguns casos para novas oportunidades de mercado. A consultoria possui maior facilidade em oferecer uma visão externa à companhia, que permite criar uma percepção mais crítica sobre as falhas internas, e as incompatibilidades entre o que a empresa produz e as demandas de mercado. A gestão do ativo imobilizado também pode ser otimizada por meio de uma especialista.

Essa percepção mais nítida, que normalmente uma consultoria possui, não é tão simples de ser originada pelos gestores das empresas, já que o estresse e rotinas diárias acabam criando ao longo do tempo uma espécie de “cortina de fumaça” frente aos problemas de seus próprios negócios. Uma equipe especializada em negócios de todos os portes e segmentos poderá apontar saídas sustentáveis para que a empresa resolva grande parte de seus problemas e obstáculos diários, possibilitando com isso um aumento de produtividade, expansão de market share, redução de custos, bem como melhora na gestão financeira da organização. Esses fatores explicam porque os gigantes do mercado não abrem mão de terem, ao seu lado, um bom gestor para auxiliar na condução de seus imensos “navios”.

Então se meu navio estiver com uma fenda no convés, posso chamar qualquer capitão pra me ajudar?

A saúde financeira e o crescimento de sua empresa representa também a sobrevivência de seu ideal, muitas vezes construído ao longo de anos de extremo sacrifício. Trata-se de um filho, um filho de seus sonhos. Você entregaria seu filho nas mãos de qualquer um?

A escolha de quem irá auxiliá-lo na remodelação dos processos de sua empresa, e encontrar novas oportunidades de mercado não deve ser pautada puramente pela oferta mais barata, mas sim, nas opções de maior expertise e experiência no assunto. Afinal, uma simples decisão estratégica equivocada pode comprometer a gestão empresarial e o futuro de sua organização.

Gestão, avaliação de ativos imobilizados & o papel de consultoria especializada

Uma consultoria especializada atua em diversas frentes, diagnósticos dos processos internos, contraposição do que produz com as demandas do mercado, gestão de excelência, controles financeiros, orientações de estratégias a serem adotadas para redução de custos, além, é claro, da determinação do valor de mercado de sua organização, e avaliação de ativos imobilizados (a extensão dos serviços depende das diversas necessidades de uma organização). Especialmente em momentos de crise, não há espaço para erros e só as organizações com alto nível de preparo e profissionalismo conseguem manter as portas abertas.

O que deve ficar claro ao empresário brasileiro é que quanto mais uma empresa conhece a si mesma (e ao seu target), maior a chance de tomar as decisões corretas, que a impulsionem para o crescimento! Quanto vale seu ativo?

Caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva para nós!

Texto escrito por: Equipe Planconsult